sexta-feira, 15 de novembro de 2013

UMA CASA NO CAMPO, MEU SONHO DE CONSUMO... AINDA CHEGO LÁ!


No mundo já existem 15 mil ecovilas, comunidades modelo de baixo impacto ambiental que reúnem até 1 mil habitantes. As ecovilas estão na contra mão do caos das metrópoles.

Lembram do slogan : "small is beautifull" dos hippies na década de sessenta? Pois é, o sonho não acabou, somente se reciclou, através de todo este movimento ecológico





Não basta reclamar, teorizar, é preciso por a mão na massa e é isto que os moradores das ecovilas estão fazendo.

Todo este clima apocalíptico de que o mundo vai acabar em 2012, não tem nada de positivo, ou melhor, o que pode ter de positivo é nos balançar para que tomemos uma atitude e mudemos nosso modo de ser. 


Nem devemos ficar no pessimismo, ligados em tudo quanto é de catástrofe (e elas são muitas) e assim contribuindo para sua expansão, nem ficarmos totalmente inertes, sonâmbulos, consumindo, assistindo tv e nos enganando a respeito da situação que vivemos. O que fazer, então?  


Temos aquela saída que como sempre é o meio termo ou seja "o caminho do meio" que consiste em apenas: ser realista, estar atento. É de todo bom senso manter os olhos bem abertos para a realidade que aí está e com este fundamento traçar uma rota de vida, fazendo tudo que está ao nosso alcance para melhorar agora o mundo onde vivemos. 


Um bom roteiro para tornar isto realidade, melhorando o viver neste aqui e agora é adotar os princípios da ecologia integral ou ecologia profunda em nosso quotidiano, cuidando da saúde física (consumindo alimentos saudáveis),  emocional, selecionando o tipo de emoções que devemos cultivar, cuidando de ter relacionamentos saudáveis e amorosos e por fim, amando a natureza que nos cerca para preservar nosso ecossistema.


Se quisermos, sempre poderemos aprender como a vida é boa de ser vivida quando se tem fé, natureza e amigos.


Podemos realizar esta utopia do paraíso perdido (quem é que pode viver sem sonho, sem utopia?) e   viver numa ecovila (para os mais arrojados), ou então,comprar uma pequena chácara perto de alguma pequena cidade do interior (para os intermediários) e, para os mais tímidos, tornar sua casa um modelo de sustentabilidade e beleza natural (beleza é fundamental).

De minha parte, por enquanto, estou morando numa cidade de porte médio mas estou tomando algumas atitudes: plantei duas árvores na frente de casa, e estou construindo um pequeno jardim além dos cuidados com o alimento do corpo e do espírito e o cultivo de belas amizades.


Para os mais arrojados, o manual de orientação  : Educação Para o Design de Ecovilas do "Gaia Education" é um entre tantos outros preocupados em fornecer subsídios aos que optaram por viver numa ecovila. Neste manual encontrarão alguns  subsídios para elaborar seu projeto.  O site onde pode ser encontrado é : www.gaiaeducation.org/docs/GaiaEdu-Manual_Portug.pdf

Vamos assistir ao sonho de Zé Rodrix tornado realidade!



Nenhum comentário:

Postar um comentário