sábado, 23 de novembro de 2013

PARQUES DO MUNDO: CENTRAL PARQUE NYC

Foto: Uma ida a Big Apple não está completa sem uma visitinha ao maravilhoso Central Park. Esse parque que ocupa uma boa parte de Manhattan tem um pouco de tudo: lagos, ciclovias, ruas que atravessam, barcos, gramados extensos, um zoológico, espaços para esportes e muito, muito, muito verde. A paisagem da foto é uma pequena mostra da beleza do lugar. (No meu mural somente participam o "bem", o "bom" e o "belo" (lema do Projeto Agharta.)

Foto 1
File:USA-NYC-Central Park-Shakespeare Garden.JPG
Shakespeare Garden
Foto 2

File:USA-NYC-Central Park0.JPG

Foto 3

File:Central Park New York City New York 23 cropped.jpg
Foto 4
File:Belvedere Castle, Central Park.jpg

Foto 5  

File:Bethesda Fountain in 2007.jpg
Anjo das águas da Fonte Bethesda
Foto 6
Arquivo: 2960-Central Park-Morango Fields.JPG
Foto 7

Central Park é um parque urbano no centro de Nova York bairro de Manhattan . Ele foi inicialmente inaugurado em 1857, em 778 hectares (315 ha) de terra de propriedade da cidade (é 843 hectares (341 ha) de hoje ). 
Em 1858, os paisagistas e arquitetos nacionais, Frederick Law Olmsted , (1822-1903) e Calvert Vaux , (1824-1895), ganharam um concurso de design para melhorar e expandir o parque com um plano que intitulou o "Plano Greensward". 
A construção começou no mesmo ano, continuou durante a guerra civil americana mais ao sul, e foi concluída em 1873. O Central Park é o mais visitado parque urbano nos Estados Unidos. 
Designado como Patrimônio Histórico Nacional (listados pelo Departamento do Interior dos EUA e administrado pelo National Park Service), em 1962, o Parque foi gerido por décadas pelo Departamento de Recreação e Parques da Cidade de Nova York e é atualmente gerido pela Central Park Conservancy sob contrato com o governo municipal, em uma parceria público-privada. A TNC é uma organização sem fins lucrativos que contribui 83,5% de 37,5 milhões dólares do orçamento anual do Central Park e emprega 80,7% do pessoal de manutenção do Parque. 
Esse parque  ocupa uma boa parte de Manhattan e tem um pouco de tudo: lagos, ciclovias, ruas que atravessam, barcos, gramados extensos, um zoológico, espaços para esportes e muito, muito, muito verde. 


Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Central_Park







Foto 4http://en.wikipedia.org/wiki/File:Central_Park_New_York_City_New_York_23_cropped.jpg
Foto by Jet Lowe
Foto 5 : 

http://en.wikipedia.org/wiki/File:Belvedere_Castle,_Central_Park.jpg

Foto by Stig Nygaard

Foto 6 :http://en.wikipedia.org/wiki/Central_Park - Autor Abmaac
Foto 7 : http://en.wikipedia.org/wiki/File:2960-Central_Park - Autor Ingfbruno

Nenhum comentário:

Postar um comentário