Os castelos e seus jardins


O JARDIM DO PALÁCIO REAL DE PEDRALBES

http://turistaedestinos.blogspot.com.br/2013/06/jardins-del-palau-de-pedralbes-jardins.html

          http://turistaedestinos.blogspot.com.br/2013/06/jardins-del-palau-de-pedralbes-jardins.html

O dragão Gaudí no portão da Finca Güell | Foto: Tom Walton
http://blogs.ihes.com/spanish/?p=3649
http://turistaedestinos.blogspot.com.br/2013/06/jardins-del-palau-de-pedralbes-jardins.html


Arquivo:. Gaudí - Font d'Hércules jpg
Autor da foto: Canaã em: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Gaud%C3%AD_-_Font_d%27H%C3%A8rcules.jpg

Arquivo: Pedralbes09.jpg
Autor: Canaã em http://en.wikipedia.org/wiki/File:Pedralbes09.jpg
Isabella II mostrando o seu filho, Alfonso XII



Arquivo: Detalle de jardineira del jardín del Palacio Real de Pedralbes, Barcelona.JPG

http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Detalle_de_jardinera_del_jard%C3%ADn_
del_Palacio_Real_de_Pedralbes,_Barcelona.JPG
Autor:Tassillirosmar
Detalhe de jardineira


Jardines del Palacio de Pedralbes
http://www.spain.info/pt_BR/que-quieres/arte/jardines-historicos/barcelona/palacio_de_pedralbes.html

http://lomadventures.blogspot.com.br/2008/06/barcelona-palau-reial-de-pedralbes.html


http://turistaedestinos.blogspot.com.br/2013/06/jardins-del-palau-de-pedralbes-jardins.html


http://lianaaguiar.blogspot.com.br/2011_08_01_archive.html
http://lianaaguiar.blogspot.com.br/2011_08_01_archive.html

http://lomadventures.blogspot.com.br/2008/06/barcelona-palau-reial-de-pedralbes.html

.
O parque do Palácio Real de Pedralbes tem sua origem com uma propriedade da família Güel que foi cedida em 1920 para a construção de uma residência da família real de que necessitava Barcelona. O formato delicado e os recursos utilizados (água. fontes,etc.) combinam perfeitamente com as esculturas clássicas que decoram a fachada despretensiosa do palacete e resultam por sua vez de uma elegância extrema.

O Palácio Real de Pedralbes foi, durante o período de 1919-1931, a residência da Família Real Espanhola em suas visitas à cidade. Atualmente, o palácio alberga o Museu de Cerâmica e o Museu de Artes Decorativas e é a sede permanente da União para o Mediterrâneo (UPM)

O palácio tem suas origens no antigo Masia ( mas ou casa do fazendeiro) de Can Feliu, a partir do século 17.  O terreno correspondente foi adquirido pela contagem Eusebi Güell , juntamente com a vizinha Can Cuias de la Riera. Juntos, eles formaram o Finca Güell, uma extensa parcela de terra (30.000 m 2 ).

O edifício foi remodelado pelo arquitecto Joan Martorell i Montells , que construiu um pequeno palácio de estilo caribenho, com uma capela de estilo gótico e está rodeado por jardins magníficos. Mais tarde, a remodelação edifício foi dado a Antoni Gaudí , em conjunto com a construção de uma parede de perímetro circundante e os pavilhões de entrada lateral. 

Gaudí também parcialmente projetou os jardins que rodeiam o palácio, colocando duas fontes e uma pérgola e plantou muitas plantas mediterrâneas como palmeiras , ciprestes , magnólias , pinheiros e eucaliptos . O Font d'Hércules (Hercules fonte) ainda hoje existe no local, restaurado em 1983,  tem um busto de Hércules em cima de um pilar com o escudo da Catalunha e um bico em forma de um dragão chinês .

Eusebi Güell deu a casa e o jardim para a família real, como forma de agradecimento pelo seu nobre título de Conde dado a ele, em 1918. A casa foi então remodelada para se tornar um palácio real. O trabalho foi feito 1919-1924 pelos arquitetos Eusebi Bona e Francesc Nebot.  O palácio é composto por um edifício central, de quatro andares, com uma capela na parte de trás e dois três histórias asas laterais altas que formam uma curva com a frente fachada para a frente. 

A fachada exterior é feito no Noucentisme estilo de movimento com ordem de colunas toscanas formando duas varandas, com arcos redondos e medalhões e frascos no topo. O interior do edifício é de muitos estilos, tanto na decoração como no mobiliário, passando de Louis XIV a estilos contemporâneos. 

Os jardins foram projetados por Nicolau Maria Rubió i TUDURI, a partir de um projeto que incluiu, em uma área geometricamente decorativa, muitas das árvores já existentes, um lago com muitos elementos decorativos, fonte de Gaudi, bancos de bambu, três fontes iluminadas por Carles Buïgas , o mesmo designer da Fonte Mágica de Montjuïc, estátuas e muitos desses é o da rainha Isabel II com seu filho Alfonso XII na frente do palácio, uma obra de Agapit Vallmitjana.

Em 1924, ele foi oficialmente feito um palácio real, mas, com a proclamação da Segunda República Espanhola  em 1931, tornou-se propriedade do governo da cidade, que decidiu torná-lo um museu de artes decorativas, inaugurada em 1932. Durante o regime de Francisco Franco  foi utilizado como residência por Franco durante suas visitas à cidade.  Em 1990, o Museu de Cerâmica foi colocado no palácio.


FONTE:http://en.wikipedia.org/wiki/Palau_Reial_de_Pedralbes

*********************************************************

CASTELO BALMORAL



Castelo Balmoral (PA/Chris Bacon)
http://noticias.br.msn.com/especial/casamento-real/casamentoreal-fotos.aspx?cp-documentid=28215318&page=3

http://pt.wikipedia.org/wiki/Castelo_de_Balmoral

   Getty Images
http://mulher.uol.com.br/casa-e-decoracao/noticias/efe/2011/08/30/rainha-elizabeth-ii-esta-a-procura-de-um-jardineiro.htm

http://lindaescocia.blogspot.com.br/2009/12/castelo-de-balmoral.html




Balmoral é hoje melhor conhecida como residência real, um refúgio de Verão da Rainha Isabel II e do seu marido, o Duque de Edimburgo.

A história do Castelo de Balmoral como residência real remonta a 1848, quando a Rainha Vitória e o Príncipe Alberto  arrendaram o castelo aos depositários de Sir Robert Gordon (que havia obtido um arrendamento de longo termo do castelo em 1830 e morreu em 1847). O casal Real gostou muito da sua estadia na casa e pagou mais de 30.000 libras pela sua posse total em 1852. O príncipe começou imediatamente a fazer planos com William Smith para aumentar o existente castelo quinhentista e fazer um "novo" e maior castelo para a Família Real.

Em 1856, a construção estava concluída. Nos valores atuais, o castelo, sem incluir a propriedade em que que se insere, tem um valor de 160 milhões de libras.

Juntamente com Sandringham House, Balmoral é uma propriedade privada e não parte da "royal estate". Este tornou-se centro de um caso quando, em 1936, Eduardo VIII abdicou como rei mas não abandonou automaticamente a propriedade privada que havia herdado. Jorge VI teve que comprar explicitamente Balmoral e Sandringham ao seu irmão mais velho para que permanecessem refúgios privados para o monarca.

Atualmente a Propriedade de Balmoral mantém-se em funcionamento, ocupando mais de 200 km² de terra. A Família Real emprega cerca de 50 funcionários a tempo inteiro e outros 50 a 100 em tempo parcial para cuidar dos jardins, do castelo e dos animais da propriedade. O pessoal em part-time é usado essencialmente quando a Rainha faz a sua visita anual.

Tem havido alguma especulação sobre a possibilidade de o Castelo de Balmoral  ter sido assinalado como um refúgio Real na eventualidade de uma guerra nuclear. Na década de 1960 os planos de guerra visavam, aparentemente, evacuar o soberano para o Iate Real Britannia, mas isso não seria prático e seria desejável um refúgio terrestre. 

Pode parecer que, contrariamente ao rumor persistente, não existiram planos para juntar o soberano com o Primeiro-ministro no complexo de bunkers de Corsham, conhecido variadamente como Hawthorn, Subterfúgio, Sitio 3, Burlington ou Turnstile. O Palácio de Buckingham e o Castelo de Windsor seriam ambos muito vulneráveis, o primeiro por se encontrar situado no coração de Londres — um alvo principal por direito próprio — e Windsor devido à sua proximidade com o Aeroporto de Heathrow.

A Rainha encontrava-se em Balmoral em 1997, quando recebeu a notícia de que sua ex-nora, a Princesa Diana, havia falecido em Paris, França, após sofrer um trágico acidente de carro. A sua decisão de não voltar para Londres, para falar publicamente sobre a perda da Princesa do Povo, foi muito criticada na época, rendendo discussões entre ela e o primeiro-ministro Tony Blair. Tais momentos serviram de tema para o filme The Queen, de 2006.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Castelo_de_Balmoral


*******************************************************************


CASTELO INVERARAY

Castle Gardens
http://www.inveraray-castle.com/gardens-and-estate.html
Castle Gardens
http://www.inveraray-castle.com/gardens-and-estate.html
http://dorasantoro.blogspot.com.br/2012/02/castelos-e-jardins-da-escocia.html
http://designmuitomais.blogspot.com.br/2013/01/castelo-de-inveraray-escocia.html
Inveraray Castle has one of the most attractive visitor gardens in Argyll
http://www.inveraray-castle.com/Gardens.html
Castle Gardens
http://www.inveraray-castle.com/gardens-and-estate.html



http://www.tripadvisor.com.br/Attraction_Review-g186500-d218576-Reviews-Inveraray_Castle-Inveraray_Argyll_and_Bute_Scotland.html


The Policies surrounding Inveraray castle feature elegant planting in formal borders
http://www.inveraray-castle.com/Gardens.html


Castelo de Inveraray - residência do Duque de Argyll, chefe do Clan Campbell.
Maravilhoso destino turístico com jardim multicolorido na costa oeste da Escócia.



O jardim cobre 16 hectares, dos quais, cerca de dois hectares são formais gramados e canteiros de flores, sendo o restante parque e floresta. Estendendo a 180 hectares que formam uma das paisagens mais importantes projetadas na Escócia.
O clima em Argyll, com suas anuais precipitação média de 230cms (90 polegadas), é ideal para rododendros e azaleias, que florescem nos jardins de abril até junho. Coníferas também crescem bem em solos pobres de ácido de uma zona de precipitação elevada, como pode ser visto pelos espécimes finos, tais como Cedrus Deodars, Wellingtonia Sequoiadendron, Cryptomeria japonica e Taxus baccata.
As fronteiras de cada lado do caminho central, além dos gramados, são conhecidos como os 'Bandeira-Fronteiras "- os caminhos foram colocado na forma da bandeira nacional da Escócia, a Cruz de Santo André. Estas fronteiras, pendentes na primavera com bonitas 'Ukon' Prunus  e subhirtella Prunus, são plantadas com uma mistura interessante de rododendros, Eucrypyias, arbustos e plantas herbáceas diversas, suscitando interesse durante todo o ano.
Veja o site do castelo no link abaixo:
http://www.inveraray-castle.com/


*********************************************************************

CHATEAU D'ANGERS JARDIN

File:Chateau angers jardin interieur.jpg
http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Chateau_angers_jardin_interieur.jpg
Autor: Romainberth
Chateau d'Angers Jardin Sigma
http://www.gardenvisit.com/garden/chateau_dangers_jardin

File:Douves jardins Angers.JPG
http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Douves_jardins_Angers.JPG

File:Chateau angers jardin interieur multiple.jpg

Autor: Romainberth
http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Douves_jardins_Angers.JPG



O Chateau de Angers é mais uma fortaleza, do que propriamente um palácio. Sua marca registrada são as imensas torres circulares, construídas com pedras pretas e brancas, que lhes dão uma certa aparência de bolo de camadas.
Historicamente, este local, por suas características geográficas, já se mostrava ideal para este tipo de fortificação, pois ali o terreno sofre uma queda brusca, em direção ao rio Maine, e qualquer fortaleza que fosse construída naquela posição, poderia facilmente controlar toda a área.
Conta a história que, com o fim das guerras franco inglesas, por volta de 1200, o local passou ao domínio dos senhores feudais, considerados os reis da França. Na época, as lutas pelo poder entre eles eram freqüentes, e Angers, devido a sua posição estratégica, logo tornou-se um ponto disputado de poder pela região oeste do país. Com a morte prematura do rei Louis VIII, alguns destes senhores feudais começaram a sonhar com a coroa, especialmente o conde Pierre de Dreux, que contava com a ajuda da Inglaterra. 


Em 1246, quando a situação ficou mais calma, o rei Luiz IX - mais tarde proclamado São Luiz - entregou a região, inclusive o castelo, para seu irmão Charles.
Durante a guerra dos cem anos, com a Inglaterra, o chateau foi modernizado e ampliado, sendo deste período a parte mais famosa do castelo, sua igreja, concluída em 1407. No interior de suas muralhas, seriam construídas também, uma luxuosa residência real, com jardins, galerias e diversos pavilhões.

Um inventário realizado em 1472 já informava que o castelo dispunha de 54 peças, construídas ao longo de diferentes períodos. Muito mais tarde, depois da primeira guerra mundial, o castelo passou para o controle da Administration de Monuments Historiques, que se encarregou de restaurá-lo, e deixá-lo como novo.

Uma visita hoje ao castelo mostra um conjunto de prédios, jardins, capela e galerias perfeitamente conservados. Um dos destaque do castelo é sua famosa série de tapeçarias encomendadas por Louis d’Anjou em 1374, em exibição permanente na grande galeria do apocalipse. A cidade de Angers fica a 294 km a sudoeste de Paris, pouco mais de duas horas de carro seguindo pela auto-estrada A11.

Mais detalhes no site oficial: Château d'Angers



Fonte:http://www.viagensimagens.com/cast_angers.htm




******************************************************************************


JARDIM DO CASTELO DE RIVAU


Ficheiro:Castle Rivau Entrance.jpg
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Castle_Rivau_Entrance.jpg
FOTO DE : Manfred Heyde
ENTRADA DO CASTELO

Ficheiro:Chateaudurivau-jardin.jpg
FOTO de caroline laigneau
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Chateaudurivau-jardin.jpg
http://pt.wikipedia.org/wiki/Castelo_de_Rivau

château de rivau
http://www.linternaute.com/sortir/monument/photo/les-chateaux-de-la-loire-les-plus-remarquables/le-chateau-de-rivau.shtml
http://www.chateaux-france.com/visit-castles-in-france-historic-monuments-chateau-et-jardins-du-rivau,lemere,center,france
http://www.jardins-de-france.com/Jard_En_85/Le-Chateau-du-Rivau-et-ses-jardins-de-Conte-de-Fees.html
http://www.jardins-de-france.com/Jard_En_85/Le-Chateau-du-Rivau-et-ses-jardins-de-Conte-de-Fees.html
http://www.jardins-de-france.com/Jard_En_85/Le-Chateau-du-Rivau-et-ses-jardins-de-Conte-de-Fees.html
http://www.jardins-de-france.com/Jard_En_85/Le-Chateau-du-Rivau-et-ses-jardins-de-Conte-de-Fees.html
http://www.jardins-de-france.com/Jard_En_85/Le-Chateau-du-Rivau-et-ses-jardins-de-Conte-de-Fees.html

Os doze jardins do Castelo de Rivau de design recente, reconhecidos pelo Ministério da Cultura como "jardins notáveis" , evocam um mundo maravilhoso e fantástico para o grande prazer dos visitantes. Está ali presente a arte medieval de jardinagem, enquanto exposições temporárias e permanentes exibem arte contemporânea.
Existem doze jardins temáticos: os canteiros de tubérculos de lavanda, o jardim vegetal de Gargantua, a floresta encantada, o caminho de Tom Thumb, Alice no Riveauland, o canteiro dos prazeres, o teatro jardim, a floresta do amor, a floresta corrente, a Cassinina, a avenida perfumada, o pomar do paraíso, o jardim das poções mágicas e o jardim secreto. 

São realmente fabulosos e quem os visita sente-se num conto de fadas, lembrando mitos e lendas da literatura e do folclore. Os visitantes podem andar por caminhos de anões, de gigantes, de fadas boas e de figuras míticas.

Os jardins do Castelo de Rivau também alegram os botânicos pela coleção de mais de 400 rosas, obtidas por criadores como David Austin e André Eve, e pelas suas plantas raras, num ambiente ainda muito contemporâneo graças às esculturas e às exposições de artistas vivos.
Podem citar-se, por exemplo, obras de Fabien Verschaere, Cat Loray, Jerôme Basserode Frans Krajcberg ou Philippe Ramette, apresentadas nos jardins do Rivau.

OS  JARDINS


FONTE:









Nenhum comentário:

Postar um comentário