sábado, 30 de novembro de 2013

JARDIM BOTÂNICO DE BELO HORIZONTE (FUNDAÇÃO ZOO-BOTÂNICA)


http://revistabh14.com/2013/11/15/jardim-botanico-de-bh-conquista-registro-internacional/

9
http://www.marcelopinheiro.com/site/extras/galeria_plantas/pages/9.htm







http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/comunidade.do?evento=portlet&pIdPlc=ecpTaxonomiaMenuPortal&app=fundacaobotanica&tax=6769&lang=pt_BR&pg=5522&taxp=0&





O Jardim Botânico foi criado em 5 de junho de 1991 como um departamento da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte. Durante nove anos, ele funcionou no bairro Betânia, zona Oeste da capital mineira e, em 2001, sua atual estrutura foi inaugurada. Desde então, Jardins Zoológico e Botânico dividem o mesmo espaço, na Pampulha, zona Norte de BH. 

O Jardim Botânico colabora na criação de políticas públicas e no desenvolvimento de programas educativos e de pesquisas. É instituição de referência nas áreas de Botânica Aplicada e Fitossanitarismo. Suas prioridades são estudos e ações voltados para a conservação da flora regional, com destaque para as espécies raras, endêmicas e ameaçadas de extinção. Um dos projetos de destaque é o "Educação para Conservação da Caatinga Mineira". 

A área total da Fundação Zoo-Botânica é de 1.440.000m², dos quais 10 hectares são ocupados pelo Jardim Botânico, cuja área de visitação - construída entre 1997 e 2000 - é composta por estufas temáticas, jardins temáticos, pergolados, praças, lagos, fonte e anfiteatro. 

O Jardim Botânico de Belo Horizonte localiza-se na região da Pampulha, na cidade de Belo Horizonte e no Estado de Minas Gerais, no Brasil.

Coleções

Coleção de aráceas

Estabelecida desde 1991, encontra-se sob uma estrutura de sombrite em uma área de 150m². Cada espécie de arácea, encontra-se identificada, plaqueada e registrada em um banco de dados. Várias espécies estão expostas no Jardim de Folhagens da área de visitação. A coleção tem 555 espécimes, com uma representação genérica muito boa, incluindo gêneros brasileiros e estrangeiros.

Coleção de plantas suculentas

Foi estabelecida em 1994, por meio de permutas e doações de particulares e colecionadores. Destacam-se as espécies de cactáceasque apresenta interessantes indivíduos da flora de Minas Gerais. No total, esta coleção há um total de 286 registros. O Jardim deplantas suculentas, na área de visitação do Jardim Botânico, tem uma área de 2.100m², abrigando 178 espécies.

Coleção de orquídeas

Atualmente a coleção tem 705 exemplares registrados em banco de dados informatizado. Até o momento foram identificadas 77 espécies. A coleção de orquídeas está em uma área de 75m², sob sombrite de 70%, com irrigação automatizada. No Jardim deCampo Rupestre, na área de visitação, foram plantadas 13 espécies de orquídeas.

Coleção de bromélias

Conta hoje com 978 exemplares e 61 espécies registradas em banco de dados informatizado. A coleção está em uma área de 75m², sob sombrite de 70%. O Jardim das Bromélias tem área de 400m² e está organizado ao redor da Estufa Central, na área de visitação. Nesse jardim estão 26 espécies de bromélias e um total de 630 exemplares.

Coleção de plantas aquáticas

São 19 espécies e 42 exemplares (exceto os flutuantes livres). O principal objetivo dessa coleção é demonstrar as diferentes estratégias de adaptação desenvolvidas pelas plantas para sobreviverem no ambiente aquático. A prioridade é para as espécies de nossas lagoas, mas há também a apresentação de várias outras espécies. 
Essa coleção está alocada em um lago de aproximadamente 500m², com fundo em argila. Para controle das espécies novas que chegam ao jardim, e como local de reprodução para reposição de espécies, tem-se uma piscina e uma caixa d’água em fibra de vidro.

Coleção de pteridófitas

Está abrigada em um sombrite com filtro solar de 70%, bancadas de madeira tratada e ganchos superiores para as espécimes pendentes. Esta coleção é qualitativamente boa em função das coletas de cerrado que são realizadas periodicamente. Na coleção encontram-se 261 espécies de pteridófitas as quais estão inseridas em banco de dados informatizado.

Coleção de Campo Rupestre

Os campos rupestres possuem um número considerável de espécies endêmicas e ameaçadas de extinção, sendo um ambiente representativo em Minas Gerais. São 39 espécies, com 76 exemplares, alocados na área de visitação, compondo o jardim externo à estufa destinada a esse ambiente.
O Jardim Botânico possui um grande viveiro, com área útil de aproximadamente 25.000m², sendo 4.200m² sombreados com tela plástica (sombrite). Hoje existem no viveiro 270 espécies arbóreas, sendo que 153 são nativas do Brasil, proporção que vem aumentando a cada ano. 
São produzidas 120.000 mudas por ano, entre arbóreas, ornamentais e medicinais. O estoque atual de arbóreas é de 135.825 mudas, das quais 65,84% são nativas do Brasil e 34,16% são exóticas. 
Quanto às ornamentais, o estoque é de 48.667 mudas O viveiro possui sistema de irrigação mecanizado, por aspersão, que cobre toda a área útil, sendo usada água de poço artesiano. 
As mudas são destinadas a arborização urbana, paisagismo, recuperação de áreas degradadas e vendas, principalmente para paisagistas e sitiantes.

JARDIM JAPONÊS

http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/comunidade.do?evento=portlet&pIdPlc=ecpTaxonomiaMenuPortal&app=fundacaobotanica&tax=13524&lang=pt_BR&pg=5522&taxp=0&


http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/contents.do?evento=conteudo&idConteudo=61697&chPlc=61697




9

http://www.marcelopinheiro.com/site/extras/galeria_plantas/pages/9.htm

Elaborado com o objetivo de refletir a cultura e a tradição japonesas aos visitantes do Jardim Zoológico, foi inaugurado no dia 16 de junho o Jardim Japonês de Belo Horizonte. O local é um símbolo do laço entre Brasil e Japão e um espaço de lazer e contemplação que traz em sua concepção a filosofia Zen de busca da naturalidade, a partir da expressão essencial da natureza e boas energias.

A construção do Jardim Japonês foi uma iniciativa da Prefeitura, por meio da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte (FZB-BH), do cônsul-geral honorário do Japão em Belo Horizonte, Rinaldo Campos Soares, e da Associação Mineira de Cultura Nipo-Brasileira para comemorar o centenário da imigração japonesa no Brasil, celebrado em 2008.



Nenhum comentário:

Postar um comentário