domingo, 25 de setembro de 2011

Outra trepadeira : trombeta da China (muito parecida com a sete léguas)







  • Nome Científico: Campsis grandiflora
  • Sinonímia: Bignonia grandiflora, Bignonia chinensis, Campsis chinensis
  • Nome Popular: Trombeta-chinesa
  • Família: Bignoniaceae
  • Divisão: Angiospermae
  • Origem: China e Japão
  • Ciclo de Vida: Perene
A trombeta-chinesa é uma trepadeira perene e muito vigorosa, de florescimento decorativo. Seu caule é volúvel, de textura semi-lenhosa, ramificado e emite raízes adventícias que aderem aos suportes, auxiliando sua fixação e crescimento vertical. Apresenta grandes folhas compostas, com nove folíolos glabros, acuminados e de margens serrilhadas. As inflorescências são terminais e apresentam numerosas flores grandes, de coloração laranja-avermelhada, em forma de trombeta. Produz frutos do tipo cápsula.
A trombeta-chinesa é uma planta apropriada para escalar e cobrir árvores secas, colunas, grades, cercas, pórticos, arcos e caramanchões. É bastante rústica e resistente às doenças. Necessita um pouco de tutoramento, para orientar seu crescimento e auxiliá-la em sua fixação. A floração da trombeta-chinesa ocorre no verão e outono. As podas, efetuadas no final do inverno, restringem-se aos ramos que já floresceram. Difere da trombeta (Campsis radicans), por ter folhas e flores maiores.
Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria-orgânica e irrigado periodicamente. Tolera geadas e frio moderado. Perde boa parte das folhas no inverno  (semidecídua). Pode ser conduzida sob meia-sombra, o que reduz sua floração. Cuidado: esta planta possui seiva tóxica e torna-se invasiva em determinadas situações. Multiplica-se por estaquia e sementes.

Autor: Raquel Patro
Conteúdo sob Licença Creative Commons
Restrições de Uso do texto e imagens
http://www.jardineiro.net/br/banco/campsis_grandiflora.php

Crédito das fotos:
http://flores.fotosblogue.com/41766/Campsis-grandiflora/
 http://fichas.infojardin.com/trepadoras/campsis-grandiflora-bignonia-grandiflora-trompeta-china.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário