terça-feira, 19 de novembro de 2013

Jardim Botâncio da Madeira

Foto 1
madeira blog de notícias 1009 elaine sol orquídeas Jardim Botânico
Foto 2
Foto 3
Foto 4
Foto 5
Foto 6
Foto 7
Foto 8


Foto 9


Com mais de 80 000 m2 e mais de 2 000 plantas oriundas de todos os continentes, é um pólo de ciência, com vista à conservação das plantas ameaçadas de extinção.

Os visitantes, além de poder admirar deslumbrantes jardins podem experimentar uma viagem no Teleférico do Jardim Botânico. É uma viagem de sonho, desfrutando a Natureza sobre o vale da Ribeira de João Gomes, local de rara e exótica beleza natural e terminando no Largo das Babosas.

Nas suas áreas ajardinadas, mais de 2000 plantas exóticas, oriundas de todos os continentes convivem e encontram-se tão bem adaptadas como no seu ambiente de origem.

Mas atendendo à crescente perda de biodiversidade e de habitats a nível mundial, este jardim tem vindo a tornar-se num pólo de ciência e cultura, com vista à conservação das plantas ameaçadas de extinção.

Quem visita este jardim   dá uma volta ao mundo pelo reino vegetal, conhece um Museu de História Natural e um Herbário. Ele se situa no Caminho do Meio, no Funchal. e encontra-se aberto todos os dias das 09:00 às 18:00.

O Jardim Botânico da Madeira - Eng.º Rui Vieira localiza-se na freguesia de Santa Maria Maior, na cidade do Funchal, Região Autônoma da Madeira. É constituído por diversas espécies botânicas, mais de 2 500 plantas, oriundas de todos os continentes que coexistem em harmonia, cerca de 300 aves exóticas e 200 espécies oriundas da Região.

Entre 2000 e 2009 mais de 2,8 milhões de pessoas visitaram o Jardim Botânico da Madeira, sendo que anualmente 345 000 pessoas o visitam.

A designação oficial é Jardim Botânico da Madeira - Eng.º Rui Vieira. Todavia é, também, conhecido por outros nomes, tais como Jardim Botânico da Madeira, Jardim Botânico do Funchal ou Jardim Botânico Engenheiro Rui Vieira.

A atual designação foi efetuada a 4 de Setembro de 2009, por Resolução do Governo Regional, de forma a homenagear o seu primeiro diretor, Rui Vieira, pelo trabalho realizado na organização e estruturação do que é hoje o Jardim Botânico, uma das imagens de qualidade da Região.

Remonta ao século XVII a ideia de dotar a Madeira de um Jardim Botânico.
A primeira vez que se mencionou a possibilidade de criar um organismo botânico na Madeira ocorreu em Maio de 1798, através de um documento que João Francisco de Oliveira havia enviado a Domingos Vandelli, diretor do Real Jardim Botânico de Lisboa, intitulado Apontamentos para se estabelecer na Ilha da Madeira um viveiro de plantas e uma Inspeção sobre a Agricultura da mesma Ilha.

Durante o século XIX vários cientistas e técnicos afetos à Botânica, tais como o naturalista alemão J.R. Theodor Vogel em 1841, o botânico austríaco Friedrich Welwitsch em 1852 e o naturalista barão Castello de Paiva em 1855, reforçavam a necessidade de ser criado um jardim botânico na ilha da Madeira, atendendo às suas condições climatéricas, importância botânica e potencialidades florísticas.

Em Abril de 1950, a primeira Conferência da Liga para a Protecção da Natureza, realizada no Funchal, culminava com um parecer que seria um importante impulso para a criação de um jardim botânico na ilha. Foi durante a presidência de António Teixeira de Sousa, iniciada em 1951, que a Junta Geral adquiriu a Quinta do Bom Sucesso com a finalidade de albergar o Jardim Botânico.

Fundado pelo engenheiro Rui Vieira, o Jardim Botânico da Madeira foi inaugurado a 30 de Abril de 1960.
Ao longo dos tempos o Jardim Botânico foi crescendo em área, começando com uma superfície de pouco mais de 10 hectares até aos actuais 80 hectares, através da aquisição de terrenos confinantes a este.
Atualmente o Jardim Botânico da Madeira é propriedade do Governo Regional, integrado desde 1992 na Direção Regional de Florestas, da Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais.


2 comentários:

  1. Josélia !!!
    Que maravilha, obrigada por compartilhar.
    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bete, é sempre um prazer ter sua visita e seus comentários. Um abraço.

      Excluir