domingo, 17 de novembro de 2013

The gardens of Chateau Chenonceau, Loire Valley, France

The formal gardens of Chateau Chenonceau, Loire Valley, France

http://www.pinterest.com/pin/402861129138717013/

Arquivo: Chateau de Chenonceau 2008E.jpg
http://en.wikipedia.org/wiki/File:Chateau_de_Chenonceau_2008E.jpg
É um trabalho derivado de Ra-smit foto 's.

Arquivo: Chenonceau-20050320.jpg
Foto by Raph
http://en.wikipedia.org/wiki/File:Chenonceau-20050320.jpg

Arquivo: Château de Chenonceau - fachada oeste sobre Cher (4 maio de 2006) JPG.
Foto tirada por Luke van Grieken
http://en.wikipedia.org/wiki/File:Ch%C3%A2teau_de_Chenonceau_-_west_facade_over_Cher_(4_May_2006).JPG

Jardins formais no Chateau de Chenonceau, na França

http://loire.ca/chenonceau/formalgardens.html



The Diane de Poitiers garden at Château de Chenonceau
Fonte:By 



visitors Heading for the kid's area in Château de Chenonceau, Loire Valley, France



O Château de Chenonceau ( francês:  [ʃa.to də ʃə.nɔ.so] ) é um  château francês perto da pequena aldeia de Chenonceaux , no Indre-et-Loire departamento do Vale do Loire , na França.

O castelo foi construído no local de um antigo moinho sobre o rio Cher , algum tempo antes de sua primeira menção por escrito, no século 11. Ele foi projetado pelo arquiteto renascentista francês Philibert de l'Orme .

O castelo originais foi incendiado em 1412 para punir proprietário Jean Marques por um ato de sedição . Ele reconstruiu um palácio fortificado e moinho no site da 1430. Posteriormente, o endividado herdeiro Pierre Marques vendeu o castelo para Thomas Bohier ( fr ) Chamberlain para o rei Charles VIII da França , em 1513 (o que leva a 2013 sendo considerado o 500 º aniversário do castelo: MDXIII ., MMXIII) Bohier destruiu o castelo, embora o século 15 foi manter de pé esquerdo, e construiu uma residência inteiramente nova entre 1515 e 1521. 

O trabalho foi por vezes supervisionado por sua esposa Katherine Briconnet ,  que foi agraciada com hospedagem pela nobreza francesa, incluindo o rei Francisco I, em duas ocasiões.
Em 1535, o castelo foi tomado do filho de Bohier pelo rei Francisco I de França por dívidas não pagas à Coroa, após a morte de Francisco, em 1547, Henry II ofereceu o palácio como um presente para sua amante, Diane de Poitiers , que se tornou ardentemente ligada ao castelo ao longo do rio.  

Em 1555, ela encomendou Philibert de l'Orme para construir a ponte em arco unindo o castelo à sua margem oposta.  Diane então supervisionou o plantio de extensas flores e hortas, juntamente com uma variedade de árvores de fruto. Situado ao longo das margens do rio, mas sustentada de inundações por terraços de pedra, os magníficos jardins foram estabelecidos em quatro triângulos.

Diane de Poitiers foi a inquestionável senhora do castelo, mas a propriedade ficou com a coroa até 1555, quando anos de delicadas manobras legais finalmente cedeu a posse dela. 

No entanto, após o rei Henrique II morreu em 1559, sua viúva, de temperamento forte e regente Catarina de Médici forçou Diane trocá-lo pelo  Château de Chaumont. A rainha Catarina fez então de Chenonceau a sua própria residência favorita, adicionando uma nova série de jardins.

Como regente da França, Catherine iria gastar uma fortuna no castelo e em festas noturnas espetaculares. Em 1560, os primeiros fogos de artifício de sempre exibir visto na França ocorreu durante as comemorações da ascensão ao trono do filho de Catherine  Francis II . A galeria grande, que se estendia ao longo da ponte existente para atravessar o rio inteiro, foi dedicada em 1577.

Com a morte de Catherine em 1589 o castelo passou para a filha-de-lei, Louise de Lorraine-Vaudémont , esposa do rei Henry III . No Chenonceau Louise foi dito do assassinato de seu marido em 1589, e ela caiu em um estado de depressão, passando o resto de seus dias vagando sem rumo pelos corredores do château vestida de luto roupas pretas em meio sombrias tapeçarias costurados com caveiras e ossos cruzados.

Depois disso, ele foi possuído pelo herdeiro de Louise César de Vendôme e sua esposa, Françoise de Lorraine, duquesa de Vendôme, e passou tranquilamente para baixo da linha Valois de herança, alternadamente habitado e abandonado por mais de cem anos.

Château de Chenonceau foi comprado pelo Duque de Bourbon em 1720. Pouco a pouco, ele vendeu todo o conteúdo do castelo. Muitas das belas estátuas acabaram no Versailles . A propriedade em si foi finalmente vendido por 130.000  libras em 1733 para um rico latifundiário chamado Claude Dupin

A esposa de Claude (filha do financista Samuel Bernard e avó de George Sand ), Madame Louise Dupin  ( fr ), trouxe a vida de volta ao castelo ao entreter os líderes  DIluminismo  : Voltaire ,Montesquieu , Buffon , Bernard le Bovier de Fontenelle , Pierre de Marivaux , e Jean-Jacques Rousseau . 

Ela salvou o castelo da destruição durante a Revolução Francesa, preservando-o de ser destruído pela Guarda Revolucionária, porque era essencial para viagens e comércio, sendo a única ponte sobre o rio por muitos quilômetros. 

Diz-se ser o único que mudou a grafia do Château (de Chenonceaux a Chenonceau) para agradar os moradores durante a Revolução Francesa . Ela deixou cair o "x" no final do nome do Château de diferenciar o que era um símbolo da realeza da República. Apesar de não haver fontes oficiais foram encontrados para apoiar esta lenda, o Château já foi referido e aceite como Chenonceau.

Em 1864, Daniel Wilson, um escocês que tinha feito uma fortuna ao instalar gaslights em toda Paris, comprou o castelo para sua filha. Na tradição de Catarina de Médici, ela iria gastar uma fortuna em partes elaboradas de tal forma que suas finanças estavam esgotados e o castelo foi apreendido e vendido a José-Emilio Terry, um milionário cubano, em 1891. Terry vendeu em 1896 a um membro da família, Francisco Terry, e em 1913, a família Menier , famosa por seus chocolates , comprou o castelo e ainda possui até hoje.

Durante a Primeira Guerra Mundial, a galeria foi usada como uma enfermaria do hospital, durante a Segunda Guerra era um meio de escapar do Nazi zona ocupada de um lado do rio Cher para a zona "livre" na margem oposta.

Em 1951, a família Menier confiada a restauração do castelo de Bernard Voisin , que trouxe a estrutura em ruínas e os jardins (devastados pela enchente no rio Cher  em 1940) volta a uma reflexão de sua antiga glória.

Uma mistura arquitetônica de tardio gótico e início do Renascimento , Château de Chenonceau e seus jardins são abertos ao público. Diferentemente do Real Palácio de Versalhes , é o castelo mais visitado na França.

O castelo está classificado como Monumento Histórico desde 1840 pelo Ministério da Cultura francês .  Hoje, Chenonceau é uma grande atração turística e em 2007 recebeu cerca de 800 mil visitantes. [

Nenhum comentário:

Postar um comentário