sexta-feira, 6 de junho de 2014

A BELEZA ESTRANHA DA PROTÉIA



Ficheiro:Protea flower.jpg


Ficheiro:Protea cynaroides 5.jpg
Fotografia de Stan Shebs



Proteas











Flores de casamento: Pincushion Proteas | SouthBound Noiva





proteas para o meu aniversário










Hoje conheci uma das mais estranhas e esquisitas flores, a "PROTEIA". Ela se constitui numa das mais espetaculares espécies de vegetação existentes na Cidade do Cabo, África do Sul, Austrália e Nova Zelândia. e são da família dos fynbos.




Por ter uma aparência tão diversificada, ela foi "batizada" com o nome científico de proteia, em homenagem a Proteus, o deus grego do mar, que tinha a capacidade de mudar sua aparência.



As Proteáceas têm uma característica bem interessante: são plantas sociais. Muitas das espécies crescem no seu meio natural bem próximas umas das outras, formando comunidades fechadas. Ao criar uma densa cobertura, protegem-se mutuamente dos ventos predominantes, mantendo o solo fresco e reduzindo a sua evaporação.



Todas as protéias têm a mesma formação, não importa a cor, a forma ou tamanho. São flores bonitas e exóticas, e podem aparecer penduradas em árvores ou formando pequenos arbustos no chão.



São valiosas por suas qualidades decorativas. Ficam muito bonitas quando secas e são usadas em arranjos florais.



Protéias preferem um clima ameno, com baixa umidade. Eles podem tolerar geadas leves.



Em geral necessitam de fogo para que as suas sementes possam germinar (ou então no caso daquelas espécies cujos frutos permanecem fechados, o fogo provoca a abertura dos folículos e as sementes são libertas). Por isso, foi criado o Smoke Primer, que simula esta ação da natureza e você poderá semeá-las na sua casa.


Na África existem mais de 114 espécies de protéias, 82 delas crescem na África do Sul e entre estas, 69 pertencem à região costeira da Província do Cabo.

A maior e mais famosa proteia entre as variedades existentes é a "King Protea ou Protea Cynaroides, que é a flor nacional da África do Sul.

Esta flor é de tamanho avantajado podendo chegar a medir 30 centímetros de largura. Seu botão parece uma alcachofra por isso recebeu o nome de cynaroides (Cynara é o nome científico da alcachofra).

As protéias possuem variados aspectos, cores e formas em suas folhas, sendo que a rosada é considerada a mais bonita.
Todas as protéias têm a mesma formação, não importa a cor, a forma ou tamanho: 


As folhas também sevem para fazer chá.
Atualmente, protéias são encontradas em todo o mundo, onde a atmosfera é seca e o solo tem uma boa drenagem.

Fonte: http://www.edukbr.com.br/mochila/quiosque_conteudo.asp?Id_Quiosque=132

2 comentários:

  1. Quando estive na Ilha da Madeira trouxe dois pacotinhos de sementes da protea. Mas até hoje não tive coragem de semeá-las com medo de perdê-las. Lendo seu artigo me deparei com o tal smoke primer. Como posso adquiri-lo?

    ResponderExcluir