sexta-feira, 15 de novembro de 2013

As belas tulipas holandezas

variedade que mais se aproxima da cor negra, conseguida através de várias seleções

Plantação de Tulipas

Jardim de Tulipas

Tulipa solitária

As Tulipas são flores originárias da Turquia, da antiga Pérsia (atual Irã) e do Afeganistão (regiões da Ásia Menor), pelas quais os holandeses se encantaram, plantam hoje em grande quantidade e fazem dela um símbolo nacional, foram trazidas para a Holanda pelas mãos do botânico Carolus Clusius, em 1593. 

O nome da planta "tulipa" é creditado a uma certa semelhança entre a sua forma e a de um turbante (trilpent em persa), espécie de "chapéu" ou "adorno" que os homens do oriente médio usam na cabeça até os dias de hoje. 


No norte da Holanda 10 mil hectares de terreno são dedicados ao plantio de flores. Em maio os campos viram um caleidoscópio de cores variadas, são as tulipas que explodiram em floração. Seus bulbos haviam sido plantados no final de outubro e início de novembro. Agora, estão prontas para serem colhidas e vendidas em floriculturas e supermercados.

Os números são impressionantes. Mais de 3 bilhões são plantadas a cada ano, das quais 2/3 são exportadas para os Estados Unidos da América e Alemanha. Os maiores campos de plantio pertencem aos Keukenhof.


 Atualmente a Holanda é a maior produtora de tulipas do mundo, com cerca de 2.000 variedades, exportando cerca de 2 bilhões de bulbos para mais de 80 países em todo o mundo, inclusive o Brasil que através da Holambra importa bulbos para o plantio e a venda de tulipas em nosso território. 


Ficha Técnica da Tulipa


Nome científico: Tulipa gesneriana l., da família das liliáceas bulbosas
Nome Comum: Tulipa
Cores mais comuns das tulipas plantadas em vasos: vermelho, rosa, amarelo e laranja
Cores mais comuns das tulipas de corte: rosa, amarelo, laranja e branco
Durabilidade: 07 dias
Usos da tulipa: decoração de ambientes, arranjos e buquês
Conservação: em ambiente refrigerado a 5° graus Celsius, necessitando de troca de água a cada 2 dias e corte de 2 centímetros da base de sua haste
Disponibilidade no mercado: de março a outubro
Padrão de venda: em vasos e em maços com até 10 hastes

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tulipa

Nenhum comentário:

Postar um comentário