domingo, 8 de junho de 2014

KEUKENHOF GARDENS








































                                          FONTE: http://www.slideshare.net/sirrods/wonderful-beautiful-gardens


As tulipas são as flores símbolo da Holanda, mas não são nativas da região. Elas vieram da Turquia, e só chegaram aos Países Baixos pelas mãos dos botânicos holandeses em 1560. O nome vem do turco ‘turband’, que quer dizer turbante, por causa da forma do botão.

Estas flores podem ser apreciadas em profusão nos jardins da Holanda mas o lugar onde elas tem maior destaque e são vistas por milhares de visitantes, anualmente, é no Keueknhof Gardens.

O Keukenhof   é uma das principais atrações turísticas da Holanda, está situado na Holanda do Sul entre as cidades de Hillegom e Lisse, ao sul de Haarlem e ao sudoeste de Amsterdam. Ali estão reunidas as mais belas e curiosas tulipas holandesas, sem as quais a primavera no país seria inimaginável, entre outros tipos mais variados de flores.


A primeira exposição de flores no Keukenhof data de 1949 e atraiu milhares de visitantes ao parque. A iniciativa partiu  do prefeito de Lisse e de um grupo de floricultores e se repete desde então. Este evento foi muito bem sucedido, dando muita popularidade a Keukenhof e continua ocorrendo, anualmente, na primavera, entre os meses de março e maio. Os produtores e exportadores de flores que participam deste projeto, hoje,  estão entre os maiores do mundo.

 A área,  onde fica situado o jardim já foi a propriedade rural do barão van Lynden e de 1401 até 1436 era uma reserva de caça da baronesa Jacoba von Wittelsbach, neta do imperador alemão Luís, o bávaro. A  baronesa  costumava mandar colher ervas aromáticas para a cozinha do castelo, nesta região daí o nome de Keukenhof, que significa  Jardim da Cozinha.

Em 1830, o arquiteto paisagista alemão J.D. Zocher, inspirado nas paisagens inglesas, desenhou a planta do parque, por solicitação do barão e baronesa Van Pallandt que passaram a administrar a área  junto com um grupo de produtores e comerciantes de flores, após a morte da proprietária de então Jacquelie Wittelsbach, Condessa da Holanda.  Atualmente o Keukenhof Gardens pertence a uma fundação e toda a área onde fica situado transformou-se em reserva natural.

O Keukenhof Gardens  é considerado o maior jardim do mundo. Ocupa 32 hectares, possue 2.500 árvores, comporta 800 mil visitantes  e 7 milhoes de bulbos são plantados anualmente sendo que destes bulbos 50% são tulipas. Lá existe um moinho de vento  e uma majestosa alameda de faias, a Beukenlaan, com suas árvores imponentes e fonte que são originários da época em que os jardins foram projetados, há 180 anos.

Todos os anos, em sua exposição, o parque faz uma homenagem a um tema diferente. No ano de 2011 o tema escolhido foi "Alemanha: país dos poetas e filósofos". Foram elaborados canteiros de flores formando desenhos em referência a esse tema. Há também exposições de várias espécies em um local fechado do parque. Cada semana são diferentes arranjos de flores e expositores.

Atualmente, o responsável pelos desenhos dos quase cinco mil canteiros de Keukenhof é o holandês Jasper Van Der Zon. Durante um ano ele planeja no computador a renovação das formas e das cores. A partir dos projetos, encomenda as flores dos melhores produtores da Holanda, com mil variedades de tulipas diferentes.

 Para quem deseja conhecer os jardins, eles estão abertos ao público  no período compreendido entre a última semana de março e o meado do mês de maio e a época mais apropriada para visitação é nas três últimas semanas de abril.

Fonte: todas as informações aqui contidas foram pesquisadas em vários sítios no Google



Nenhum comentário:

Postar um comentário