O jardim espanhol é um tipo de jardim que se desenvolveu na Espanha na era Al-Andalus, incorporando princípios e elementos do paisagismo dos jardins islâmicos.
Caracteriza-se por conter muitas fontes e acéquias que produzem um ambiente fresco e agradável, sendo a água seu elemento central.
Se torna bastante aprazível em meio ao calor da cidade pela presença da água além das "loggias" e caminhos com pórticos onde se encontra muita cerâmica decorativa.
Alguns exemplos desses jardins são o Real Alcázar, Parque Maria Luíza e Alhambra. Os dois primeiros em Sevilha e o último em Granada, respectivamente.
O Real Alcázar faz parte de um conjunto onde estão também situados dois palácios, um em estilo gótico e outro em estilo mourisco. Com seus azulejos e trabalhos em madeira, o palácio mouro é lindíssimo. Para apreciar os alcázares com calma, incluindo os deslumbrantes jardins com muitas laranjeiras, limoeiros e fontes de água, serão necessários pelo menos dois dias de visita (dá para ver tudo em um único dia, mas é muita informação visual, e acaba sendo cansativo).
Algumas fotos dos palácios e seus jardins.
Nenhum comentário:
Postar um comentário