sábado, 7 de junho de 2014

JARDIM TROPICAL





No jardim estilo tropical, temos a impressão que a paisagem é natural, praticamente sem interferência humana. Este estilo de jardim tem caminhos de contornos naturais, ao modo do estilo inglês de paisagismo e foi criado pelo paisagista Roberto Burle Max.

Tendo em vista que foi Burle Max que criou este estilo de jardim que o tornou famoso internacionalmente, achamos pertinente acrescentar uma mini biografia dele:

Roberto Burle Marx nasceu em São Paulo em quatro de agosto de 1909.  Em 1912, a família de Burle Marx decidiu se mudar para o Rio de Janeiro, em busca de melhores oportunidades de trabalho, após longo período de problemas financeiros. A cidade do Rio se tornou, mais tarde, o lugar no qual o paisagista iria produzir a maior parte de seus trabalhos e onde moraria grande parte de sua vida.

Com a prosperidade dos negócios da família, Burle Marx mudou-se para um casarão no Leme, onde iniciou sua própria coleção de plantas, tomando cada vez mais gosto pelo paisagismo.

Aos 19 anos, Burle Marx se mudou com a família para a Alemanha, em busca de tratamento para um problema com sua visão. Ficou em território alemão de 1928 a 1929, quando frequentou várias exposições e conheceu vanguardas artísticas que chamaram a sua atenção, como as seguidas por artistas como Picasso, Matisse, Klee e Van Gogh. Foi neste mesmo período que Burle Marx decidiu iniciar seus estudos em pintura no ateliê de Degner Klemn.

Em 1930, quando voltou ao Rio de Janeiro, ingressou na Escola Nacional de Belas Artes — atualmente conhecida como Escola de Belas Artes da Universidade do Rio de Janeiro. Burle Marx conviveu na universidade com aqueles que, mais tarde, seriam reconhecidos na arquitetura moderna brasileira, como Oscar Niemeyer, Hélio Uchôa e Milton Roberto.

De 1934 a 1937, o paisagista foi diretor do Departamento de Parques e Jardins de Pernambuco e, por meio da execução de um trabalho baseado na vegetação nativa nacional, começou a ganhar reconhecimento, sendo convidado a projetar os jardins do Edifício Gustavo Capanema — hoje, o antigo Ministério da Educação, no Rio.

Um dos projetos de Burle Marx que mais se destacou foi o terraço-jardim, um conceito arquitetônico no qual a cobertura de um edifício é utilizada como espaço de lazer. O paisagista trabalhou com correntes artísticas como a arte abstrata, o concretismo e o construtivismo.

Em 1955, fundou a empresa "Burle Marx e Cia", onde elaborava projetos de paisagismo e fazia a execução e manutenção de jardins residenciais e públicos. 
Roberto Burle Marx morreu no dia 4 de junho de 1994, no Rio de Janeiro, aos 84 anos, tendo projetado dois mil jardins ao longo de sua vida. A chácara onde ele morava, na região de Guaratiba, no Rio, é aberta ao público e apresenta lindos jardins com plantas exóticas. 

Fonte da biografia: http://opiniaoenoticia.com.br/cultura/burle-marx/ 

Fotos do sítio Roberto Burle Max:












Fotos de : http://casanaestrada.blogspot.com/2009/01/stio-roberto-burle-marx-jardins.html

O estilo tropical de jardins, busca uma essência descontraída, assimétrica, onde as podas se resumem ao mínmo necessário. Este tipo de jardim foi criado pelo paisagista Roberto Burle Max e tem como uma característica principal a escolha de espécimes tropicais e subtropicais.

As dracenas, as palmeiras, as bromélias, helicônicas, bananeiras, gengibres, orquídeas, estão entre suas muitas opções.
Naturalmente, as pedras não poderiam faltar na composição deste estilo de jardins. Seus lagos e fontes devem copiar a natureza o mais próxmo possível, recriando um ambiente naturalmente belo.

Por sua aparência natural, acaba sendo preferido por aves e insetos que acrescentam mais vida e beleza ao ambiente, por isso, água lmpa e comedouros devem ser oferecidos a estes visitantes tão queridos.

Outros elementos como bancos, pérgolas e vasos podem também compor o visual desde que não prejudiquem a harmonia da paisagem, integrando-se naturalmente à mesma. Assim as texturas destes elementos que precisam ser de um tipo de material como imitação de madeira, pedra, cipó, vime, sisal, bambu, coco, etc.
A iluminação requer equipamentos discretos e de aparência rústica.


 Outros jardins em estilo tropical:










Destaque de algumas plantas apropriadas para jardins tropicais:

O filodendro, ao pé da árvore, possue folhas brilhantes e chamativas.



A hedychium, também conhecida como gengibre
laranja é nativa da Ásia onde cresce nas bordas das
florestas.





Apoiada na árvore, a bromélia (vriesea charlotte) com folhas longas de verde brilhante atingem 30cm de altura, gostam de meia sombra e possuem inflorecências vermelhas que mantêm o jardim florido por mais de quatro meses.



Algumas plantas que vão muito bem na composição deste estilo de jardim:
Palmeiras diversas
Hlicônias
Pândanos
Calatéias
Samambaias
Filodendros
Estrelizas
Cheflera
Dracenas
Gengibres
Agaves
Bananeira ornamental
Costela de Adão
Árvores
Bromélias
Orquídeas
Buganvíleas.

E aqui terminamos nosso passeio pelo jardim estilo tropical.






Nenhum comentário:

Postar um comentário