terça-feira, 17 de dezembro de 2013

OS JACINTOS

Foto: Divulgação www.crocus.com.uk  - Jacinto com flores
FOTO 1

 Jacinto
Foto 2


jacinto bulbo 241x300 Cultivo y cuidados de Jacintos a partir de bulbos plantas flores
FOTO 3


FOTO 4


Foto 5

Jard%C3%ADn de Jacintos Jacinto: una bulbosa muy agradecida
FOTO 6


Foto 7
Há uma lenda que conta que a origem do Jacinto  remonta ao tempo da Grécia Antiga.

Havia um jovem grego chamado Hyakinthos  (Jacinto) e dois deuses, Apolo, deus do Sol, e Zéfir, deus do Vento Oeste, adoravam o jovem Jacinto  e competiam pela sua atenção. 

Um dia, enquanto Apolo estava a ensinar  a Jacinto a arte de lançar o disco, Zéfir num ataque de ciúmes, lançou o disco de volta  e atingiu Jacinto na cabeça, matando-o.  À flor muito perfumada que surgiu do sangue de Jacinto, Apolo deu-lhe o seu nome. 

Esta flor simboliza os desportos e a diversão.  Como oferta representa a constância, a estabilidade, mas se forem Jacintos azuis expressam sinceridade.




Etimologia: seu nome provém de Jacinto, da mitologia grega.
Origem: Mediterrâneo (África, Europa) e Ásia Menor (Síria).

Características gerais: planta bulbosa, herbácea, com 30 a 40 cm de altura. As folhas são espessas, brilhantes e longas. Apresenta inflorescência ereta, simples, cilíndrica, com flores cerosas, simples ou dobradas, nas cores rosa, azul, branca, vermelha, laranja ou amarela, formadas na primavera. Os jacintos exigem manejo cuidadoso e período correto de frio, sendo assim, só é possível observar sua floração no Brasil, após seu período de repouso em câmara fria, ou em alguns locais do sul do país.

Condições de cultivo: devem ser cultivados sob sol pleno, em solos leves, bem drenados e ricos em matéria orgânica, recebendo regas regulares durante o período vegetativo. Não tolera o calor excessivo.

Propagação: por meio de bulbos.

Usos: como flor de corte ou cultivado em vasos, jardineiras, maciços. É adequado aos jardins em estilo europeu.

Curiosidades: os bulbos de jacinto podem causar alergia em algumas pessoas e não devem ser ingeridos, pois podem causar fortes dores de estômago. O aroma pode ser forte demais para algumas pessoas, podendo causar náuseas e dores de cabeça.

O jacinto pode ser utilizado em algumas simpatias: para quem se desiludiu com a perda de um amor e está deprimido, recomenda-se colocar flores secas de jacinto debaixo do travesseiro. Em pouco tempo estará recuperado e pronto para um novo relacionamento.


No século XVIII, Madame de Pompadour, amante de Luís XV, mandou plantar uma infinidade de jacintos nos jardins de Versalhes, o que estimulou o plantio dessa espécie na França. As flores são usadas para fazer perfume no sul da França.
Apesar de ser uma planta venenosa, o pó do bulbo seco, em doses pequenas, é afrodisíaco.


Significados: na linguagem das flores, o jacinto significa ‘tristeza’, podendo também significar ‘coração alegre’. Com relação às cores, o seu significado muda, pois o jacinto amarelo significa ‘falsidade’ e o jacinto branco indica ‘doçura’.


Nome científico:Hyacinthus orientalis.
Família:Hyacinthaceae.
Nomes populares:jacinto, jacinto-holandês, jacinto-comum, jacinto-de-jardim, hiacinto-de-jardim, hiacinto.

Fonte:
http://ohpinturas.blogspot.com.br/2012/06/significado-das-flores-jacinto.html

FONTES DAS IMAGENS DE ACORDO COM A ORDEM EM QUE APARECEM NO POST

FOTO 1 :http://wp.clicrbs.com.br/jardimdehelena/2015/05/09/presentes-para-as-maes-flores-em-bulbos-jacinto-holandes-e-amarilis/?topo=52,1,1,,171,e171

Foto 2https://atmosferabarcelona.wordpress.com/category/flores-de-invierno/
 
  
FOTO 5 : http://jardimdaterra.blogspot.com.br/2013_03_01_archive.html
FOTO 6 : http://www.jardineriaon.com/jacinto-una-bulbosa-muy-agradecida.html
FOTO 7  http://jardimdaterra.blogspot.com.br/2013/03/jacintos.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário