terça-feira, 5 de março de 2013

PENJING (Pequenas Paisagens em miniatura)



523324_478286885515325_323507854_n
http://aidobonsai.com/2013/03/03/100-penjings/#jp-carousel-27577
http://aidobonsai.com/2013/03/03/100-penjings/#jp-carousel-27558
digitalizar0016
http://aidobonsai.com/tag/paisagem-miniatura/
chinese_elm3
http://aidobonsai.com/tag/paisagem-miniatura/
http://aidobonsai.com/tag/paisagem-miniatura/


Penjing é o mesmo que bonsai? Existe diferença no conceito e filosofia?
A resposta é sim e não! Depende do contexto em que discutimos. Este tem sido um assunto polêmico uma vez que existem poucos artigos escritos por fontes competentes originárias da China. 

Vamos começar pela compreensão correta das palavras, “bonsai” (japonesa) e “penjing” (mandarim).
Pen = vaso, jing = vista ou paisagem. Penjing significa “paisagem em um vaso”. Bonsai em japonês significa “plantado em um vaso”, o que traduzido em chinês será penjai ou penzai. Simplesmente significa “planta em um vaso”. Qualquer planta que estiver em um vaso é chamada penjai. 

Desta maneira, penjing não tem o mesmo significado que bonsai como conhecemos atualmente. O que chamamos de bonsai, em mandarim é chamado shujuang penjing. Em artigos e discussões o termo shujuang é usualmente deixado de fora, permanecendo apenas o termo penjing. 

Assim, em um contexto geral, bonsai é o mesmo que penjing porque todos sabemos sobre o que estamos falando - ao eliminarmos a palavra shujuang. Mas num contexto específico, penjing é diferente de bonsai. Penjing tem um contexto mais amplo em sua forma de arte, com nuances específicas.

Shujuang penjing (bonsai) é apenas um dos estilos da ampla arte penjing. Existe o shanshui penjing (penjing rocha), biguá penjing ( penjing pendurado em, ou pendente de uma parede), shuihan penjing (penjing de água e terra), shushe penjing (penjing de árvore e pedra), etc.

A filosofia básica do penjing é “Yuan yu je zan, gao yu je zan,” que significa “inspirado na natureza, admirado como mais elevado que a natureza.” Através do penjing tentamos recriar a beleza da natureza sem eliminar as imperfeições desta. Existe uma ampla liberdade natural e criativa sobre como o artista pode alcançar este objetivo com o penjing.

A essência do penjing é melhor demonstrada na totalidade da representação; a mensagem temática, o simbolismo e a poesia. A representação é natural, sem que a estética dependa muito de detalhes anatômicos da árvore. O penjing é mais comprometido com a expressão subjetiva, com fortes referências emocionais individuais.

Perfeição anatômica não é uma exigência primordial no penjing,  pois a natureza é imperfeita. A habilidade técnica construtiva importante no Bonsai não é tão importante no penjing. Ao contrário, a aplicação desta habilidade na árvore será pertinente apenas para transmitir de forma bem sucedida a mensagem temática ao observador.

A essência fundamental no penjing é “hua jong you se, se jong you yu; Jin jong you dong, dong jong you diao”, significando “Dentro da imagem existe poesia, no poema, um significado; no silêncio(1), existe movimento, no movimento há ritmo.”

A orientação objetiva do penjing é reproduzir o fenômeno da imperfeição natural. A orientação subjetiva é baseada em equilibrar a representação do momento capturado da natureza com a mensagem implícita do tema. Na representação da mensagem, nuances e simbolismos devem ser usados para dar ênfase à representação total. Este fato exige uma interpretação imaginativa do artista e do observador.

Fonte: http://www.artebonsai.com.br/stev.htm

2 comentários:

  1. Impressionante de uma beleza sem igual.
    Fiquei babando |Vitória Régia
    Obrigada Josélia
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Também fiquei babando Bete, mas primeiro tenho que aprender a arte do bonsai do tipo penjing para depois criar uma paisagem, aí vai longe.... kkkk Um abraço.

    ResponderExcluir