quarta-feira, 19 de outubro de 2011

WATSONIAS

Watsonia rogersii - Cortesia de UC Irvine Arboretum  

Watsonia rogersii  
Cortesia de UC Irvine Arboretum

Watsonia humili - 
Cortesia de UC Irvine Arboretum
Watsonia lacatta Foto: Cortesia de UC Irvine Arboretum
Watsonia hunilis foto de Carl King

Watsonia (Bugle Lily) é um gênero de plantas da família íris, subfamília Crocoideae, nativa da África do Sul . O gênero é nomeado após Sir William Watson , no século 18 por este botânico britânico . 
Existem 52 espécies no sul da África, todos são ervas perenes de crescimento de rebentos e produz picos ereto de flores vistosas, e são adaptadas a um clima do tipo mediterrâneo.
As espécies mais comuns no cultivo é a flor Watsonia borbonica de cor rósea  e seu branco mutante 'Arderne do White'. Estes foram cruzados com Watsonia Meriana e outras espécies no início do século 20 por criadores incluindo John Cronin na Austrália e Luther Burbank na Califórnia, para produzir uma ampla gama de cultivares. A Watsonia foi eclipsado em popularidade por Gladiolus e outras flores semelhantes, e agora é negligenciada pela indústria de corte.

Nativa  da África do Sul, a Watsonia selvagem foi introduzida como uma planta ornamental para jardim, na  Austrália em 1907 e foi difundida na década de 1940.

No Sul-Oeste da Austrália Ocidental , seis espécies tornaram-se naturalizadas, originais de jardins ao longo dos rios, zonas húmidas e terra sazonalmente húmidos. Em alguns lugares as Watsonia spp. deslocaram a flora nativas; concentrações dessas plantas podem  criar um perigo de incêndio no verão. 

A Watsonia Meriana é uma erva daninha na Nova Zelândia , Ilha da Reunião e Ilhas Maurício . 

Fonte das imagens : http://www.bulbsociety.org/GALLERY_OF_THE_WORLDS_BULBS/GRAPHICS/Watson

Nenhum comentário:

Postar um comentário