Fontaine de Médicis |
Detalhe da Fonte de Médicis |
O Jardim do Luxemburgo ou Jardin du Luxembourg é o maior parque público da cidade de Paris com mais de 224 mil m², localizado no 6º arrondissement. O Jardim do Luxemburgo atualmente pertence ao Senado da França, que está sediado no famoso Palácio do Luxemburgo.
O jardim possui um enorme parterre decorado com uma coleção exuberante de estátuas e também com pequenos lagos destinados ao lazer infantil. O jardim inclui também um pequeno teatro de fantoches, um pomar e um restaurante. Fica próximo ao Teatro Odéon.
Em 1611, Maria de Médicis, viúva de Henrique IV, decidiu construir uma réplica do grandioso Palácio Pitti. Maria deu início à construção do novo palácio imediatamente e contratou Salomon de Brosse como arquiteto principal. No ano seguinte, Maria ordenou o plantio de 2 mil ulmeiros e contratou especialistas em jardinagem para recriar os jardins que ela conheci a quando criança em Florença.
É fácil entender a preferência dos moradores de Paris pelo local. Os seus 225 mil m² abrigam árvores frondosas, coloridos canteiros de flores, alguns lagos e espaços dedicados à prática de esportes e ao lazer. Caminhar pelo Jardim de Luxemburgo é como estar em um ensaio fotográfico, pois em cada recanto há um cenário pronto para ser registrado.
Após a Revolução Francesa o palácio foi transformado em uma prisão. Atualmente é ocupado pelo Senado da França.
Neste oásis de paz no meio de Paris é possível encontrar também espaços dedicados aos esportes, como quadras de tênis e basquete, além de canchas para a prática da bocha.
Crédito das fotos:
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário