Imagem google |
Brinco de ouro da civilização minóica representando duas abelhas sugando mel (foto: turomaquia.) |
A deusa abelha do panteão egípcio (foto: teiadethea) |
A estátua de Ártemis de Éfeso, considerada uma das sete maravilhas do mundo antigo, tinha inúmeras protuberâncias no seu corpo, cuja natureza não foi elucidada. Uma das teorias as considera seios, daí o nome de Ártemis com mil seios, outras teorias as vêem como frutas de palmeiras, berinjelas, cachos de uvas, ovos de avestruz, bolsas para amuletos ou cornucópias.
Mas também podem ser interpretadas como os ovos que a Abelha Rainha deposita diariamente nos favos, Ártemis sendo vista como a representação da Deusa Abelha, cujo dom era gerar continuamente a vida e consagrar a morte como uma etapa que antecedia a ressurreição.
Atualmente bilhões de abelhas estão morrendo no mundo inteiro, sem que seja encontrada uma causa ou explicação, além da evidente e crescente poluição do meio ambiente e a destruição das espécies vegetais. A crise é um alerta global, pois sem abelhas diminuirá cada vez mais a polinização e a humanidade ficará privada de frutas e verduras, aumentando assim as ameaças da fome mundial.
Como mulheres que cultuam e reverenciam a Deusa, precisamos lembrar e refletir sobre a importância mítica e mágica do mel e das abelhas, consagrados à Deusa nas Suas várias manifestações das culturas matrifocais. Devemos honrar e invocar as bênçãos da Deusa Abelha com cantos, musica, danças, oferendas de mel e orações, pedindo sua clemência para evitar a extinção das Suas súditas no planeta Terra.
In: http://teiadethea.org/files/jornais/jornalagosto09.pdf
A seguir um vídeo que achei muito bom focando o momento da polinização feita por vários animais, entre eles, as abelhas, os beija-flores, as borboletas e até morcegos!
Estes maravilhosos seres que são as abelhas além de ajudar na reprodução das plantas, nos possibilitam saborear os frutos suculentos que dela resulta, sem falar de sua produção de mel, geleia real e o outro produto tão importante também para a indústria dos medicamentos que é o própolis. É uma pena que o ser humano também esteja se esforçando para extinguir estes seres tão úteis e maravilhosos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário