sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Flor da jabuticabeira (Myrciaria trunciflora)


Foto : Wikipédia (Netinho)


Foto : wikipédia -  Alexandre Campolina (Campola)
Foto : 


Foto: Regina Sormani
(Não resistí a esta foto da fruta, não estão lindas e apetitosas?)

Foto : www.unisanta.br./proeducar

Quem conhece a flor da jabuticaba ? Quem não conhecia vai conhecer agora. Quem já conhece pode apreciar assim mesmo esta abundância de floração. Uma verdadeira festa para os insetos polinizadores, principalmente as abelhas.

Fenologia: Floresce geralmente duas vezes por ano, nos meses de julho-agosto e novembro-dezembro. Os frutos amadurecem em agosto-setembro e janeiro-fevereiro.



Família: Myrtaceae
Nomes populares: jabuticabeira, jaboticaba, jabuticabeira-preta, jabuticabeira-rajada, jabuticabeira-rósea, jabuticabeira-vermelho-branca, jaboticaba.

Características: Altura de 10-15 m, com tronco liso de 30-40cm de diâmetro. Folhas simples, de 6-7cm de comprimento por 2-3 cm de largura. As flores e frutos são afixados no caule.
Ocorrência: Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, São Paulo até o Rio Grande do Sul, principalmente na mata pluvial atlântica e nas submatas de altitude. Existem no país outras espécies de jabuticabeiras, todas muito semelhantes a essa.

Utilidade: A madeira é empregada para tabuado em geral, confecções de móveis, para construção civil e para lenha. Os frutos são comestíveis e muito saborosos, tanto para consumo ao natural como na forma de doces, geléias, licores e aguardentes; por essa razão, é uma das fruteiras mais cultivadas nos pomares domésticos de todo o país.

São também muito procurados por aves e outros animais. A árvore é bastante ornamental podendo ser empregada no paisagismo em geral.
Obtenção de sementes: Colher os frutos diretamente da árvore quando iniciarem a queda espontânea, ou recolhê-los no chão após a queda. Os frutos assim obtídos podem ser diretamente utilizados para a semeadura como se fossem sementes. Entretanto, caso deseja-se armazená-los ou remetê-los para outros locais, é conveniente despolpá-los manualmente em água corrente dentro de uma peneira. Após a separação das sementes deixá-las secar à sombra. Um quilograma de sementes contém aproximadamente 3.900 unidades, cuja viabilidade germinativa ébastante curta.

Produção de mudas: Colocar as sementes para germinar, logo que colhidas, em canteiros ou diretamente em recipientes individuais contendo substrato organo-argiloso. A emergência ocorre em 30-50 dias e a germinação geralmente é baixa; manter as mudas em ambiente semi-sombreado nos primeiros meses de vida.


O desenvolvimento das mudas é lento, não ficando prontas para o plantio no local definitivo em menos de 10 meses. O desenvolvimento das plantas no campo também é lento.

Fonte : 
http://www.unisanta.br/proeducar

Nenhum comentário:

Postar um comentário