domingo, 14 de agosto de 2011

Jardim Botânico do Recife (Pernambuco - Brasil )



Fotos : http://gamagcmjg.blogspot.com/


As fotos a seguir são de Maria Helena Nascimento no site: http://cidadao.dpnet.com.br/cidadao/

Viveiro de mudas
Passeios e bancos para o descanso dos visitantes

Alamedas para passeios
Plantas simples e belas
Viveira de mudas
Orquidário, na foto uma orquidea terrestre
Frutas nativas


Outro recanto gostoso para o descanso próximo às árvores da mata

O animal bicho preguiça das fotos acima, agora faz parte da fauna do Jardim Botânico do Recife. Ele foi entregue por moradores de Cavaleiro "3º distrito".  O mamífero gozava de boa saúde e foi conduzido e solto no Jardim Botânico do Recife pelos integrantes do GAMA.

O animal foi recebido pelo pessoal da BRIGADA AMBIENTAL DO RECIFE, uma parceria perfeita e comum entre as Guardas ambientais em PE, onde todos ganham principalmente a natureza.
A preguiça, ou bicho-preguiça, é um
mamífero da ordem Xenarthra (anteriormente chamada de Edentata ou Desdentada), a mesma dos tatus e tamanduás), pertencente à família Bradypodidae (preguiças com três dedos) ou Megalonychidae (preguiças com dois dedos).

Todos os dedos têm garras longas pelas quais a preguiça se pendura aos galhos das árvores, com o dorso para baixo. Seu nome advém do
metabolismo muito lento do seu organismo, responsável pelos seus movimentos extremamente lentos. É um animal de pelos longos, que vive na copa das árvores de florestas tropicais desde a América Central até o norte da Argentina. Na Mata Atlântica, o animal se alimenta dos frutos da Cecropia (embaúba, conhecida por isto como árvore-da-preguiça)

De hábitos solitários, a preguiça tem como defesa sua camuflagem e suas garras. Para se alimentar, a Preguiça utiliza-se de "dentes" que se apresentam em forma de uma pequena serra. Herbívoro, tem hábitos alimentares restritos, o que torna difícil sua manutenção em cativeiro. Dorme cerca de 14 horas por dia, também pendurada nas árvores. Na reprodução dá apenas uma cria, e apenas a fêmea cuida do filhote. Reproduz-se, como tudo que faz, na copa das árvores. Raramente desce ao chão, apenas aproximadamente a cada sete dias para fazer as suas necessidades fisiológicas. O seu principal predador é a
onça-pintada.

Após este parênteses sobre o bicho-preguiça recentemente integrado à fauna do Jardim Botânico do Recife, vamos agora conhecer os vários aspectos deste jardim.

O Jardim Botânico do Recife (JBR) foi criado no ano de 1960, a partir da reformulação do Parque Zoobotânico do Curado, que fazia parte da Mata do antigo Instituto de Pesquisa Agropecuária do Nordeste - IPEANE. Nesta época o JBR passou a ser de responsabilidade da Prefeitura Municipal do Recife. Desde estão é um testemunho vivo da biodiversidade da Mata Atlântica, que junto à restinga e os manguezais, cobria o sítio original do Recife. 

As várias realizações nas áreas de pesquisa científica, conservação e educação ambiental, possibilitaram a admissão do JBR na Rede Brasileira de Jardins Botânicos, RBJB, e, por intermédio dessa, na Botanic Gardens Conservation Internacional, BGCI. 

Ocupando uma área de 10,7ha, o Jardim Botânico compõe uma parte da Unidade de Conservação Municipal denominada Matas do Curado, uma área de 113,6ha pertencentes, em sua maioria, ao patrimônio do Exército. 


Atualmente o Jardim Botânico desenvolve as atividades em educação ambiental, como caminhadas ecológicas, exposição permanente da mata atlântica, exibição de vídeos com temas ambientais e visitas aos viveiros de plantas medicinais e florestais. Possui ainda um orquidário para visitação, produção e permuta de orquídeas e um meliponário de abelhas nativas.


Jardim das religiões com as plantas símbolo das várias religióes como cristã, judaica, africana e indígena.


Estas fotos incríveis do Jardim são de Talita Barros (http://curtotudoisso.wordpress.com/)




 Mesmo com esses atrativos, o JBR é pouco conhecido pela população, por causa da inexistência de campanhas promocionais. O público que visita o Jardim Botânico é formado basicamente por estudantes das escolas do Recife (públicas e privadas) e, durante os finais de semana, por famílias.

Abaixo, um vídeo ilustrativo sobre o Jardim






2 comentários:

  1. meu tema da feira de conhecimentos amei o site adorei as fotos e salver para fazer slides amei muito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico sempre muito feliz com as visitas ao blog principalmente quando deixam comentários. Obrigada pela visita.

      Excluir