quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Toborochi Tree - Ceiba speciosa -árvore de fio de seda

File:C. speciosa-5.JPG
http://en.wikipedia.org/wiki/File:C._speciosa-5.JPG
http://casaforte.blogspot.com.br/2012/09/toborochi-tree.html
File:Ceiba speciosa IMG 1753.jpg
Árvore florida

Arquivo: Ceiba speciosa - Palmengarten Frankfurt.jpg
http://en.wikipedia.org/wiki/File:Ceiba_speciosa_-_Palmengarten_Frankfurt.jpg
File:C. speciosa-1.JPG
http://en.wikipedia.org/wiki/File:C._speciosa-1.JPG
Fruto aberto
árvore de fio de seda ( Ceiba speciosa , anteriormente Chorisia speciosa ), é uma espécie de  árvore nativa das florestas tropicais e subtropicais  da América do Sul . Ela tem uma série de nomes locais comuns, como palo borracho (em espanhol"pau bêbado", literalmente). Ele pertence à mesma família que o baobá e a sumaúma . Outra árvore da Ceiba gênero, C. chodatii , muitas vezes, recebe os mesmos nomes comuns.

O habitat natural da árvore de fio de seda é o nordeste da Argentina , Paraguai , Uruguai e sul do Brasil . É resistente à seca e frio moderado. Ela cresce rápido em jorros, quando a água é abundante, e, por vezes, chega a mais de 25 metros (82 pés) de altura. Seu tronco é em formato de garrafa, geralmente abaulado no seu terço inferior, medindo até 2 metros (7 pés) de largura.


Ela está repleta de grossos espinhos cônicos que servem para armazenar água para os tempos de seca. Em árvores mais jovens, o tronco é verde, devido à seu alto teor de clorofila, o que o torna capaz de realizar fotossíntese quando as folhas estão ausentes; com a idade, se transforma em cor cinza.

Os ramos tendem a ser horizontal e também são cobertos com espinhos. As folhas são compostas de 5-7 folíolos longos. As flores são creme-esbranquiçada no centro e rosa para as pontas de suas cinco pétalas.
Medem de 10 a 15 centímetros (4-6 cm) de diâmetro e a sua forma é superficialmente semelhante às flores do hibisco. Seu néctar é conhecido por atrair insetos, como borboletas monarca , que realizam a polinização . As flores da C. speciosa  surgem, entre fevereiro e maio, mas também podem florescer em outras épocas do ano. 

As flores da relacionada C. chodatii são similares em forma e tamanho, com centro creme brancos de pontas amarelas.Os frutos são vagens lignous ovóides, 20 centímetros (8 polegadas) de comprimento, que contêm sementes do tamanho de feijões pretos  rodeadas por uma massa de matéria, fibrosa e fofa que lembra algodão ou seda .


algodão dentro da casca de frutos, ainda que não de tão boa qualidade como a do kapok tree, tem sido usado como recheio f ( densidade = 0,27 g ³ / cm), macio e flexível, e é utilizada na embalagem, para fazer canoas , conforme polpa de madeira para fazer papel , e em cordas. A partir das sementes, é possível a obtenção de óleo vegetal (comestível e industrialmente útil).

A árvore de fio de seda é cultivada principalmente para fins ornamentais. Fora de jardins privados ao redor do mundo, muitas vezes é plantada ao longo de ruas urbanas em áreas subtropicais, como na África do Sul, Austrália, Nova Zelândia e EUA norte sul. Ceiba speciosa é adicionado a algumas versões da bebida alucinógena Ayahuasca .

O género de Chorisia é difícil de propagar por estacas ou de camadas de ar , mas é facilmente enxertado. Existem muitas formas dignas de propagação. A enxertia é melhor realizado no início da primavera antes da brotação, mas podem ser enxertados qualquer momento durante o seu ciclo vegetativo. Use mudas feitas de crescimento do ano anterior.Um enxerto de fenda , tal como utilizado com as árvores do abacate, é o preferido.

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Ceiba_speciosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário