Foto 1 |
Nikko Sugi Namiki é uma das avenidas mais famosas de Tochigi, localizada na cidade de Imaichi. Segundo o Guiness Book, esta é a mais longa Avenida Arborizada do mundo. São 13.500 cedros japoneses (Cryptomeria japonica) em 37 km de extensão.
Os cedros, que no Japão são chamados de “sugi”, foram plantados entre 1625 e 1645 e fazem parte de uma plantação original de 200 mil cedros, que atingem em média 27 metros de altura. Foram plantados por um senhor feudal chamado Matsudaira Masatsuna, em homenagem ao xogum Tokugawa Ieyasu.
Após a morte de Tokugawa Ieyasu em 1616, Masatsuna Matsudaira construiu o Santuário Toshogu e começou a plantar árvores de cedro japonês ao longo das principais estradas de Nikko. Estima-se que durante 20 anos, Matsudaira tenha plantado cerca de 200 mil cedros. Hoje restaram apenas 13 mil deles.
Durante o Período Edo, a Avenida de Cedros estava sob os cuidados do magistrado Nikko Bugyo. As árvores só poderiam ser derrubadas com a autorização do gabinete e quando isso acontecia, era obrigatório replantar as mudas em terrenos vazios. Nesses bons tempos, os cedros eram muito bem protegidos e cuidados.
Porém com a implantação de políticas de modernização durante o Governo Meiji, milhares de árvores foram derrubadas para a criação de estradas. Na época, haviam projetos de implementar a exploração madeireira em larga escala na região como forma de financiar a construção das estradas.
Os cedros foram poupados da exploração madeireira, embora milhares deles tenham sido sacrificados em nome da modernização. Atualmente, o Nikko Sugi Namiki é Propriedade Cultural de Nikko, sendo o único designado tanto como local histórico como também monumento natural pelo governo japonês.
Fonte: Japão em foco
Foto 2 : http://www.tobu.co.jp/foreign/magazine/vol3.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário