sexta-feira, 5 de julho de 2013

Crisântemo – A Flor Nacional do Japão

Crisântemo e seu significado no Japão 7

Crisântemo Japan Selo Oficial do Japão

Crisântemo na culinária japonesa

Bonecos de Crisântemos fotos

Crisântemo – A Flor Nacional do Japão 
crisântemo, chamada de Kiku (菊), é uma flor muito apreciada pelos japoneses. É considerada a “Flor Nacional do Japão”, além de ser um dos maiores símbolos da Família Imperial Japonesa. Pode parecer apenas uma bela flor para muitas pessoas, mas para os japoneses o crisântemo tem um significado especial.

Também é considerada uma flor que simboliza o Outono, pois é durante essa estação que o seu desabrochar se torna mais intenso. Também é considerada o símbolo do sol por causa da perfeição e maestria de como abre suas mais de 300 pétalas, o que lhe proporciona uma aparência única, distinta e elegante.

Origem e simbologia do Crisântemo

Os Crisântemos foram originados na China e trazidos para o Japão no ano de 400 dC. por monges budistas. Os imperadores japoneses ficaram tão impressionados com a beleza desta flor que acabaram adotando seu projeto para ser um dos maiores símbolos da família imperial japonesa, e mais tarde a Flor Nacional do Japão.

Em 910 dC, o Imperador japonês adotou o crisântemo como seuselo oficial e brasão da família imperial – uma flor dourada com 16 pétalas que irradiam do centro como chamas do sol. O trono onde os Imperadores se sentam também são chamados de “Trono de Crisântemo”, além da “Suprema Ordem do Crisântemo”, honraria concedido somente pelo imperador.

Outro fato que ajudou a enraizar o padrão Crisântemo na Família Imperial foi quando no início do século 13, o ex-imperador Gotoba decorou sua katana com a crista de um Crisântemo, nome dado ao projeto de design (kikukamonshō ou kikkamonshō). A partir de então o design de crisântemo passou a ser usado como padrão em roupas e diversos acessórios, porém usados somente pela aristocracia japonesa.

Existem cerca de 150 padrões, sendo que o de 16 pétalas, é usado especialmente por membros da Família Real. Existe outros padrões usados por diversos órgãos como Congresso Nacional, Departamento de Polícia Metropolitana, Santuários, especialmente o de Yasukuni em Tóquio, capa do passaporte japonês, além da moeda de 50 ienes, que também tem o crisântemo estampado em seu verso.

Devido aos seus inúmeros significados como longevidade, rejuvenescimento, prosperidade, amizade, alegria, otimismo e fidelidade, o design de crisântemo passou a fazer parte das artes japonesas e peças como vestuário ou mobiliário.

Cada cor também pode trazer um significado diferente. Um crisântemo vermelho simboliza o amor, quando dado para alguém especial; um crisântemo branco simboliza sinceridade e a amarela, amor não correspondido. O Crisântemo Amarelo significa literalmente “Flor Dourada”, de acordo com o seu nome em grego.

Dia Nacional do Crisântemo – Kiku no Sekku

O Japão também tem um Dia Nacional do crisântemo, chamado de Kiku no Sekku (菊の節句). Chamado de Festival da Felicidade, este é um dos cinco festivais sagrados mais antigos do Japão, comemorado todos os anos no nono dia do nono mês. Teve início na Corte Imperial japonesa no ano de 910 d.C.

Neste dia, costuma-se comer iguarias feitas com esta flor e também há uma tradição em que se deve colocar pétalas de crisântemo em um copo com vinho para trazer felicidade, prosperidade, longevidade e saúde. A mesma tradição também é realizada quando um casal completa o 13 º aniversário de casamento.

Crisântemo na Culinária japonesa

No Japão, as pétalas do crisântemo amarelo ou branco da espécie C. morifolium é consumido em ocasiões especiais. As folhas da planta são cozidas à vapor ou preparadas juntos com verduras, especialmente na culinária chinesa. Na Coreia se faz o Gukhwaju, um vinho de arroz aromatizado com flores de crisântemo.



As pétalas também são consumidas em sopas e outros preparos ou usadas para fazer o Chá de Crisântemo, muito apreciado pelo povo asiático. No Japão, também costuma-se usar pequenos crisântemos com a finalidade de decorar pratos finos e elegantes como sashimi e outras iguarias durante ocasiões especiais.

Festivais de Crisântemos (Kiku Matsuri)

O Japão tem uma série de Festivais Crisântemos (Kiku Matsuri) em várias cidades. Um dos mais famosos que ocorre anualmente há mais de um século é o Kasama Kiku Festival, em Ibaraki. Os crisântemos são muito valorizados na cultura japonesa e por isso o festival é realizado em um santuário, o Kasama Inari.

O festival ocorre normalmente no fim de novembro e as principais atrações do Kasama Crisântemo festival são os Kiku-Ningyo, que literalmente significa Bonecos de Crisântemos e também um imenso jardim com mais de 10 mil crisântemos para serem apreciados pelos visitantes.

Além deste Kiku Matsuri há outros como o Nihonmatsu Kiku Matsuri em Fukushima, o Hirosaki Kiku Matsuri, no famoso castelo de Hirosaki, o Yanaka Crisântemo Festival, realizado no Templo Daien-ji, entre outros. As datas dos festivais variam, mas ocorrem durante o outono entre os meses de setembro e novembro.

Curiosidades a respeito do crisântemo

 O Crisântemo são plantas com flores perenes e existem mais de 100 variedades diferentes desta flor no Japão, onde a maioria floresce durante o outono.
 Eles contém uma substância química chamada Pyrenthrum, que ajuda a repelir naturalmente a maioria dos insetos. Ou seja, é um repelente natural de insetos.
 Possui propriedades medicinais, nas quais é usado para diversos fins. Um deles é melhorar o fluxo sanguíneo, ajudando a reduzir varizes.
 Na China, o crisântemo é conhecida como um dos “quatro cavalheiros” (四君子) juntamente com a flor de ameixa, a orquídea e o bambu.
 Segundo a filosofia budista, acredita-se que esta flor traz felicidade e alegria para o lar. Há um ditado bastante popular na Ásia, dito por um filósofo chinês que diz assim:
“Se queres ser feliz por toda a vida, cultive crisântemos.”

Fonte: Japão em foco

Nenhum comentário:

Postar um comentário