segunda-feira, 3 de setembro de 2012

O TOMATE GREGO DÁ EM ÁRVORE!


http://idchapeco.com.br/da-grecia-para-chapeco-tomate-grego-surpreende-pelo-gosto-diferente-news-5042.html

Em 2010, dona Irene Silva Cima e um grupo de dez amigos resolveram fazer uma viagem pela Europa. Planejaram-se, organizaram o roteiro e botaram o pé na estrada. Foram 19 dias passeando e conhecendo seis países do velho continente. De um desses países, dona Irene trouxe uma novidade para sua horta em Chapecó: o tomate grego.

Professora das disciplinas de História e Geografia da rede municipal, dona Irene afirma que sempre quis conhecer os países sobre os quais falava durante as aulas. Com a ajuda de suas sobrinhas, ela organizou um roteiro de viagem que incluía Inglaterra, França, Holanda, Itália, Portugal e Grécia.
E foi na capital Athenas que a professora conheceu o tomate grego. A fruta, diferente do tomate consumido no Brasil, possui um formato esticado e com a casca mais espessa.

 Mas o mais surpreendente dessa fruta é que ela possui o gosto similar ao de uma fruta tradicionalmente brasileira, a goiaba. Com gosto adocicado, o tomate é consumido pelos gregos como uma fruta, ao estilo da própria goiaba. É usado em lanches, sobremesas e como suco. Dona Irene ri enquanto revela que viu as árvores do tomate plantadas ao longo das ruas, como se fossem árvores de sombra.

“Ele se adaptou muito bem ao clima brasileiro e é mais resistente às pragas do que os outros tomates. E olha que eu só uso adubo orgânico neles” afirma Irene. O pé de tomate passa de um metro de altura e dá frutos duas vezes por ano.

Simpática, ela afirma que usa o tomate em muitas receitas que faz em casa e ainda ensina como fazer tomate seco para conserva, que você poderá ler no final da matéria. E, segundo relata Dona Irene, o tomate grego já fez sucesso na cidade. Ela conta que uma lanchonete local pediu para ela fazer os molhos e conservas dos tomates para serem usados nos lanches servidos no local.

Receita da Dona Irene
Depois de lavar os tomates gregos, na quantidade desejada para a conserva, eles devem ser fatiados. Coloque sal e açúcar por cima e deixe no forno elétrico por 20 minutos, ou
até desidratar. Então basta colocar em um frasco para conserva e acrescentar azeite de oliva. A conserva não precisa ser armazenada na geladeira.

Fonte da notícia: Danubia Piva/VOZ 

3 comentários:

  1. Obrigado por compartilhar, nunca tinga visto.
    abraços r um lindo dia

    ResponderExcluir
  2. Eu também, Bete, fiquei doidinha pra arranjar uma semente! Abraços.

    ResponderExcluir
  3. dona Irene gostei muito de sua aventura tambem tenho possuo tomate de arvore,gostaria de receitas de molhos ;abraço ;cristiane .canoas/rs

    ResponderExcluir