sexta-feira, 8 de junho de 2012

NOVAMENTE OS MEUS AMORES : AGORA SÃO AS ROSAS DE SÃO BENEDITO

Ernesto de Souza
http://revistagloborural.globo.com/Revista/Common/0,,ERT208588-18287,00.html
http://cabresto.blogspot.com.br/2013/02/comercializacao-de-flores-causa.html
vClique para Ampliar
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=667494
Uma visão da natureza exuberante de São Benedito
http://municipiosdoceara.blogspot.com.br/2009/11/sao-benedito-completa-136-anos-cidade.html
http://brittoisinha.blogspot.com.br/2013/01/rosasde-sao-beneditoce-para-o-mundo.html
http://brittoisinha.blogspot.com.br/2013/01/rosasde-sao-beneditoce-para-o-mundo.html
http://brittoisinha.blogspot.com.br/2013/01/rosasde-sao-beneditoce-para-o-mundo.html


Cidade de São Benedito, no Ceará. Sua população de acordo com o Censo brasileiro de 2010 é de 44.186 habitantes. Aí de repente descubro que São Benedito  tornou-se produtora de rosas.
Com esta notícia fiquei espantada. Só conheço a imagem do Ceará como região quente, de pouca chuva, muita seca e por aí vai. Como é que de repente se torna propícia à produção de rosas e morangos?
Tem explicação sim: altitude e clima.

Clima
A temperatura média anual é de 20,6°C. No mês mais frio, julho, a média é de 18,8 °C e no mês mais quente, outubro, a temperatura média é de 22,3°C. Com a chegada do inverno (janeiro a junho) vem as chuvas, a pluviometria média anual é de 1.827mm.
Altitude
São Benedito tem como sede urbana, umas das mais elevadas do Nordeste brasileiro, está a 903 metros  de altitude, devido essa altitude a temperatura é amena, com invernos frios e verões não tão quentes, a temperatura no inverno pode chegar a 14°C, já no verão raramente ultrapassa os 30°C, o interessante é que todas a manhãs de inverno amanhece com Neblina, dando a impressão de que estamos em um local super frio, como o Sul do país
Produção de Rosas
O município de São Benedito é um dos maiores produtores de Rosas do Brasil , por isso é mais conhecida como a Capital das Rosas. Todo esse mérito não é para menos, todos os dias são colhidas mais de 100 mil rosas, que são exportadas para outros países como a Holanda e outros. Hoje São Benedito conta com quatro Floriculturas, as duas maiores são a Reijers e a Cearosa. 
Produção de Morangos
Além da produção de Rosas, recentemente São Benedito também passou a produzir Morango, o fruto de clima frio, se adaptou no clima de São Benedito que vai de mínima 14°C a máxima 26°C, hoje o município é o maior produtor de morango do Ceará, e em breve o morango de São Benedito será exportado para a Europa. 
Geografia
  • Área, 301,2 m2.
  • Área (% em relação ao Ceará): 0,21%.
  • Altitude: 903,64m.
  • Latitude: 4°02' S
  • Longitude: 40°51’W
  • Distritos: Barreiro, Inhuçu.
  • Acidentes Geográficos: Serra da Ibiapaba, Rios Arabê, Inhuçu e Pejuaba e Riacho Garranchos.

Recursos Hídricos
A pluviometria média anual é de 1.827 mm

Está aí a explicação, bem explicadinha do motivo da escolha desta região por grandes produtores de rosas e morangos do sul e sudeste do Brasil que se mudaram pra São Benedito e estão colhendo gordos resultados.

Vejam no vídeo um pouco como estas pessoas mudaram a situação econômica da região e ao mesmo tempo trazendo a beleza das rosas para este lugar.




Em 15 de dezembro de 1999, a CeaRosa foi fundada na cidade de São Benedito, estado do Ceará, cidade localizada a cerca de 300 km da capital do estado, Fortaleza.
A fazenda tem 760.000 m². Nesta área, temos 75.000 m² de estufas construídas e produzindo rosas de corte diariamente. Em nossa fazenda, os 7,5 hectares em produção estão divididos em 5 blocos de produção e temos ainda a Propagação com 5.000 m², onde cultivamos inúmeras variedades para testes.
A produtividade varia de 100 a 250 rosas por m² por ano, dependendo da variedade plantada. Escolhemos sempre as melhores variedades para produzir, seguindo as tendências do mercado e também as rosas que apresentam características que mais se adaptam à nossas condições climáticas e ambientais.
A parte da Serra da Ibiapaba onde está a CeaRosa possui a luminosidade ideal para o plantio de rosas: 12 horas de sol por dia. Além disso, as médias de temperatura no local variam entre 17º C à 30º C. O clima da região, tipicamente serrano, é dividido em duas principais épocas: período seco (com muitos ventos) e período chuvoso (chove em torno de 1000 mm³).


*********************************************************************************

Depois de fazer este post, não resisti e comprei um rosa trepadeira branca. Já está bem crescidinha mas só tem uma rosa, como plantei sábado passado, estou acompanhando seu desenvolvimento e quando estiver bem florida disponibilizarei uma foto da mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário