terça-feira, 10 de abril de 2012

Hypoestes phyllostachya ou confete ou face sardenta

 

http://plantas.facilisimo.com


http://www.zimbabweflora.co.zw/speciesdata/images/15/154300-2.jpg
Fotógrafo: BT Wursten

http://puutarha.net/suorakanava/kasvikirjakuva.asp?id=5129&ver=1


 Uma vez comprei num supermercado, uma plantinha num vaso, era uma muda bem pequenina e eu a achei linda mas com pouco tempo que eu havia comprado ela começou a ser atacada por formigas e até hoje está bem feia a coitadinha. Procurei então na net informações de como cuidar dela e o que colhi resolvi compartilhar com vocês. Se ela estiver viçosa é uma planta ornamental muito linda.

Estas plantas são muito rústicas e de fácil cultivo, podem ser plantadas à meia-sombra ou pleno sol, em solo fértil, e enriquecido com matéria orgânica ou adubos químicos, com regas regulares. Não é tolerante ao frio e às geadas. Multiplica-se por estacas em qualquer época do ano.De textura delicada e aspecto compacto, a face-sardenta é uma folhagem muito apreciada. As folhas são pequenas e, de acordo com a variedade podem apresentar cores diferentes, podendo ter pintas brancas, róseas ou vermelhas em um fundo verde ou verde-avermelhado.
É muito versátil no paisagismo, podendo assumir diversas funções como forração, maciços, canteiros além das diversas composições que podem ser feitas com outras espécies de plantas. O plantio em vasos também é bastante interessante. As flores roxas e discretas têm importância ornamental secundária.
Reino :Plantae
Divisão:magnoliopsida
Ordem Lamiales
Família Acanthaceae
Gênero: Hypoestes


  • Nome Científico: Hypoestes phyllostachya
  • Sinonímia: Hypoestes sanguinolenta
  • Nome Popular: Confete, face-sardenta
  • Família: Acanthaceae
  • Divisão: Angiospermae
  • Origem: Madagascar
  • Ciclo de Vida: Perene
http://www.jardineiro.net/br/banco/hypoestes_phyllostachya.php


Nota: Minhas plantinhas não resistiram ao ataque das pragas embora eu tentasse com os meios de que dispunha, salvá-las. Vou aguardar uma nova oportunidade para adquirir novas mudas. Em:14/09/2012.

4 comentários:

  1. Gostei muito das informações, só gostaria de saber se são tóxicas, pq procurei e nao achei nada a respeito, entao imagino que nao seja. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, posso afirmar que são tóxicas.. pois meu cachorra inventou de comer algumas folhinhas e vomitou muito... E depois de alguns minutos começou a se coçar... Primeiro os olhos.. focinho... E depois todo o corpo... E depois inchaço na face. A coitadinha corria de um lado para o outro...
      Depois de uma hora cuidando dela.. e dando bastante água.. ela melhorou.

      Excluir
  2. Anônimo, fico feliz que tenha visitado o blog. Quanto ao fato de esta planta ser venenosa ou não, nada encontrei a respeito, mas, como você acredito que não seja venenosa, esta característica por ser tão importante não seria esquecida pelos estudiosos.Um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei das informações na página.. e realmente não achei nada sobre a planta ser tóxica ou não... Mas pela experiência que tive.. acredito q se ingerida bem não vai fazer.. rsrs... obrigado e boa sorte.

      Excluir