sábado, 14 de abril de 2012

Jardim Real de Praga






Todas as fotos são: http://www.avantgarde-prague.com.br (photoprague.net)


Ao norte do Castelo de Praga, o Jardim Real foi criado sob pedido do imperador Fernando I em 1540. O castelo é um local maravilhoso para caminhar, o qual conta com diversos espaços decorados com esculturas e obras arquitetônicas de grande qualidade. Durante o passeio, você descobrirá vistas panorâmicas muito bonitas.


Este jardim criado por Giovanni Spatio inicialmente teve o aspecto de um jardim renascentista de inspiração italiana. Do jardim desta época, não restou quase nada, com exceção do maravilhosopalácio de verão da Rainha Ana (Belvedere). Construído pela imperatriz Ana, a mulher de Fernando, este palácio é uma das construções de estilo renascentista mais bonitas da Bohemia, construído pelo italiano Paolo della Stella, entre 1538 e 1552. 
O piso inferior contém umamagnífica loggia, a qual está rodeada poe colunas jônicas de proporções la cual está rodeada por columnas jónicas de proporciones harmônicas. A loggia está decorada com diversos relevos que representam diferentes capítulos mitológicos.  O piso superior está coberto por um extraordinárioteto curvilíneo, o qual foi construído posteriormente pelo arquiteto da corte Bonifac Wohlmut, em 1563.
Em frente ao miradouro, o pequeno Giardinetto, foi remodelado no século XX com um estilo neo-renascentista. Nele destaca-se o « chafariz cantante » do século XVI, chamado assim pelo bonito som que emite quando a água passa por uma caldeira de cobre.
Ao oeste, o passeio prolonga-se até um romântico jardim inglês que recebeu um novo desenho no século XIX. Este jardim está composto por uma variedade de árvores e arbustos, entre os quais destaca-se as coníferas, limas, faias e bordos.
Já no século XVII, o jardim possuía numerosas essências raras, as quais o imperador recebia em forma de presentes. Foi aqui, por exemplo, onde foram plantadas as primeiras tulipas da Europa, cujos bulbos foram oferecidos ao imperador pelo sultão turco de Constantinopla...  De fato, é de Praga que foram exportadoas as primeiras tulipas aos Países Baixos. Durante a época do reinado de Rodolfo II, também havia uma casa de feras (leões, ursos, tigres...), um invernadeiro de un laranjal e plantas domésticas.
Ao sul do jardim, encontramos a outra construção do Renascentista de uma qualidade artquitetônica inigualável: trata-se da sala do antigo jogo de tênis construido por Bonifac Wohlmut nos anos 1560, a qual está completamente decorada com grafite preto e branco. Muito deteriorado por causa de um incêndio em 1945, este edifício foi restaurado pelos comunistas, que agregaram a decoração original alguns foices e martelos... Em frente ao edifício, você encontrará uma bela escultura barroca de Matyas Bernard Braun, a qual representa uma alegoria de la Nuit. Sua companheira oposta, le Jour, infelizmente está perdida.
A antiga residência presidencial também encontra-se nos jardins reais, a qual foi habitada entre 1938 e 1989.
Em direção ao oeste do jardim, está a fonte de Hércules e um conjunto de belas esculturas barrocas onde anjos cavalgam alegremente sobre leões coroados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário