sexta-feira, 30 de março de 2012

PARQUE DE MONSERRATE - SINTRA - PORTUGAL


http://anarcoconservador.no.sapo.pt/46%201Monserrate.jpg

000_Monserrate_Home
http://www.parquesdesintra.pt/parques-jardins-e-monumentos/parque-e-palacio-de-monserrate/

001_Monserrate_Home
http://www.parquesdesintra.pt/parques-jardins-e-monumentos/parque-e-palacio-de-monserrate/

SONY DSC
Ruína da capela - http://gloriaishizaka.blogspot.com.br/2012/02/portugal-parque-palacio-de-monserrate.html

SONY DSC


Detalhe do teto do palácio de Monserrate

Arco indiano

SONY DSC

Jardim mexicano


                                                               http://www.casaremsintra.com



                             Porta do palácio da qual pode ser visto o jardim
                                                      http://portaspara.blogspot.com.br

http://www.casaremsintra.com
http://www.casaremsintra.com
http://poraipontocom.blogspot.com.br



Rosa Grox Choux d'Holland dos jardins de Monserratehttp:/
/maosverdes.blogspot.com.br/2012/02/as-rosas-redescobertas-de.html 


Tenho uma paixão tão grande por SINTRA, mesmo sem a conhecer ainda que tudo que se encontra por lá merece a minha admiração e meu apreço. 

Ao colher da web as fotos para o post, parecia que eu estava olhando para um jardim de contos de fada, tal a beleza da paisagem, parecendo totalmente natural, intocada pela mão humana. Situado em local privilegiado, onde se encontram cachoeiras e regatos, tudo contribui para embelezar e dar um halo de mistério, para isto contribuindo também, a presença de ruínas de antigas construções.

Então, hoje temos o privilégio de conhecer, embora virtualmente, o Parque de Monserrate. É apenas uma pequena mostra do que se pode vislumbrar numa visita de corpo presente.

Pequeno histórico e descrição

O Parque de Monserrate, outrora quinta de pomares e culturas, existe como tal desde o séc. XVIII, quando Gerard DeVisme alugou a quinta à família Melo e Castro, sua proprietária. Desde então, todos os que se seguiram - William Beckford, a família Cook, o Estado Português e, finalmente, desde Setembro de 2000, a Parques de Sintra-Monte da Lua, S. A. - esforçaram-se por criar um maravilhoso jardim botânico, ímpar nas suas características.

Crucial no seu desenvolvimento esteve o que se viria a tornar o 1º Visconde de Monserrate, Francis Cook. Juntamente com o pintor paisagista William Stockdale, o botânico William Nevill e o mestre jardineiro James Burt, criaram-se cenários contrastantes que se sucedem ao longo de caminhos sinuosos por entre ruínas, recantos, cascatas e lagos, sugerindo, através de uma aparente desordem, o domínio da Natureza sobre o Homem. 

Assim, e contando sempre com a presença de espécies espontâneas de Portugal (medronheiros, azevinhos, sobreiros, entre outros ), organiza o jardim com colecções de plantas de espécies oriundas dos cinco continentes,  propondo-nos um passeio pelo mundo: fetos e metrosíderos evocam a Austrália; agaves, palmeiras e yucas recriam um cenário do México; rododendros, azáleas, bambus para o jardim do Japão. No total contabilizaram-se mais de duas mil e quinhentas espécies!

Estão de parabéns, SINTRA e PORTUGAL por possuírem em suas plagas tão lindo Jardim Botânico!







Informações colhidas sobre o parque em : http://www.cm-sintra.pt/Artigo.aspx?ID=2227

Nenhum comentário:

Postar um comentário