segunda-feira, 12 de março de 2012

Oxalis

Oxalis gracilis
http://www.srgc.org.uk/wisley/2008/221008/log.html
Paul Cumbletom
Oxalis purpurea alba
Foto de Paul Cumbletom

http://www.srgc.org.uk/wisley/2008/041208/log.html

File:Oxalis acetosella jfg.jpg
http://en.wikipedia.org/wiki/File:Oxalis_acetosella_jfg.jpg
Autor da foto: Jeffdelonge

File:Oxalis corymbosa 2.jpg
http://en.wikipedia.org/wiki/File:Oxalis_corymbosa_2.jpg
Autor da foto:Minghong

File:Oxalis versicolor (candycane sorrel).jpg
http://en.wikipedia.org/wiki/File:Oxalis_versicolor_(candycane_sorrel).jpg
Autor da foto: Nzfauna
Oxalis rubra
http://www.plantoftheweek.org/week170.shtml


File:Oxalis magnifica 2.jpg
http://en.wikipedia.org/wiki/File:Oxalis_magnifica_2.jpg
Autor da foto: Stan Shebs



Oxalis é o maior gênero da família Oxalidaceae , compreendendo 800 espécies fora das 900 espécies conhecidas na família. O gênero pode ser encontrado em todo o mundo, exceto nas regiões polares,  a maior diversidade de espécies acontece no Brasil tropical, México e África do Sul. 

Oxalis é anual ou perene. Tem folhas que são superficialmente semelhantes aos de alguns trevos. Produz flores de primavera e verão que têm cinco pétalas, que geralmente são fundidos na base, e dez estames. 


A cor das pétalas varia do branco ao rosa, vermelho ou amarelo. Seu fruto é uma cápsula pequena, contendo várias sementes. Suas raízes são muitas vezes tuberosa e suculenta. 


Oxalis adenophylla (Oxallis chileno ou Prata shamrock) é uma planta argentina e chilena alpina.. Tem atraentes folhas cinza-azulados que consistem em até 12 folhetos que irradiam.  


Oxalis adenophylla é útil para jardim de pedras e também pode ficar bem como uma planta da casa. Plante-o em pleno sol e em solos bem drenados. 


Oxalis oregana (Redwood Sorrel ou Oxalis Oregon) é nativa do úmido Douglas-abeto e Redwood Coast floresta do oeste da  América do Norte, do sudoeste British Columbia, Washington, Oregon e Califórnia. 


Oxalis oregana é uma boa cobertura do solo em área de sombra, onde o solo é fértil e úmido. Diferentes espécies de Oxalis tem  diferentes  exigências. Sua propagação é por  sementes no final do inverno ou início da primavera.  Lesmas, caracóis e ferrugem são as pragas e doenças que são conhecidos por atacar a planta..



Fonte:  http://en.wikipedia.org/wiki/Oxalis

Nenhum comentário:

Postar um comentário