domingo, 8 de janeiro de 2012

Cedro do Líbano, uma bela árvore, suas florestas estão em extinção.


A reserva florestal de cedro de Líbano em Becharre



Um bonsai de cedro do Líbano





As pinhas (fruto do cedro do Líbano)

Bandeira do Líbano

É com muita tristeza que constatamos a quase extinção desta árvore maravilhosa, o cedro do Líbano. Na foto temos uma relíquia ... uma das  florestas preservadas de cedros-do-Líbano (Cedrus libani)
 Em  1876, a Rainha Vitória patrocinou a construção do muro que protege os cedros existentes na floresta Bsharri (Becharre) (ver foto) 
As florestas de cedro do Líbano são as mais antigas florestas da história documentada. Os cedros foram suficientemente importantes na história do homem para estarem presentes nos mais antigos registros humanos,  como o dos Sumérios do terceiro milênio AC. O Cedro do Líbano é mencionado mais de 70 vezes na Bíblia. 

Tem sido o símbolo nacional do Líbano. Há 18 reservas de cedros do Líbano, principalmente, a floresta Barouk e a floresta dos cedros de Deus em Bsharri.

A árvore tem folhagem perene. Tem copa em forma de cone quando jovens e copa rasa com andares distintos quando na forma adulta. Os ramos são dimórficos: com pequenos (braquiblastos) e grandes (macroblastos) ranis. 

As folhas, com forma de agulhas espaçadas nos ramos maiores e em grupos de 15 a 45 folhas nos ramos menores. As folhas medem de 5 a 30 mm de comprimento, são quadrangulares em secção transversal, variando do verde para o glauco azul-esverdeado, com bandas estomáticas nas quatro faces.

Os estróbilos (pinhas) são produzidos geralmente de dois em dois anos, amadurecendo 12 meses após polinização, os estróbilos maduros, no mês de outubro, medem cerca de 8 a 11 cm de comprimento e 4 a 6 cm de diâmetro, são resinosos e abrem para dispersar as sementes aladas ao longo do inverno. 

As sementes medem cerca de 15 mm de comprimento e 6 mm de diâmetro, com uma asa triangular de 20 a 25 cm de comprimento. É uma árvore de grande longevidade, podendo viver durante séculos.
Fontes
www.arabesq.com.br
http://etnobiodiversidade.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário