segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

JÁ OUVIU FALAR EM PANTANAL MARIMBUS ?

Fonte :http://www.fbstatic.com.br/fotosfb/911821445-XG.jpg




Fonte : http://mochilagemfotografica.blogspot.com/2011/09/pantanal-de-marimbus.html


Quem já ouviu falar que existe outro pantanal além do Pantanal Matogrocense ? Pois é, existe sim. Eu não sabia de sua existência até duas semanas atrás. Então, resolvi compartilhar com os leitores esta descoberta.

É um mini-pantanal  que fica em Andaraí e é chamado de  Marimbus. É formado por diversas lagoas que desaguam no rio Paraguaçu. Perto do pantanal fica Remanso uma comunidade de remanescentes de quilombolas. 

A vetação aquática conta com baronesas e vitórias régias. A fauna  é composta de jaçanãs cobras, patos, garças, galinhas d'água e peixes como tucunaré, tambaqui e piau, bem como abelhas. Toda a região deste pantanal está protegida pelos órgãos ambientais que controlam para que nada seja retirado de lá ou destruído. Isto nos deixa aliviados e felizes.


Encontrei um artigo informativo sobre o bioma pantanal no site http://www.suapesquisa.com/geografia/biomas_brasileiros.htm,  que transcrevo agora.

"Introdução 
Um dos ecossistemas mais ricos do Brasil, o Pantanal, estende-se pelos territórios do Mato-Grosso (região sul), Mato-Grosso do Sul (noroeste), Paraguai (norte) e Bolívia (leste). Ao todo são aproximadamente 228 mil quilômetros quadrados. Em função de sua importância e diversidade ecológica, o Pantanal é considerado pela UNESCO como um Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera.
Aspectos Geográficos

O Pantanal é formado por uma planície e está situado na Bacia Hidrográfica do Alto Paraguai. Recebe uma grande influência do Rio Paraguai e seus afluentes, que alagam a região formando extensas áreas alagadiças (pântanos) e favorecendo a existência de uma rica biodiversidade. A época de chuvas e cheias dos rios ocorre durante os meses de novembro a abril.
O clima do Pantanal é úmido (alto índice pluviométrico), quente no verão e seco e frio na época do inverno.

Fauna do Pantanal: vida animal

O ecossistema do Pantanal é muito diversificado, abrigando uma grande quantidade de animais, que vivem em perfeito equilíbrio ecológico. Podemos encontrar, principalmente, as seguintes espécies: jacarés, capivaras, peixes (dourado, pintado, curimbatá, pacu), ariranhas, onça-pintada, macaco-prego,veado-campeiro, lobo-guará, cervo-do-pantanal, tatu, bicho-preguiça, tamanduá, lagartos, cágados, jabutis, cobras (jibóia e sucuri) e pássaros (tucanos, jaburus, garças, papagaios, araras, emas, gaviões). Além destes citados, que são os mais conhecidos, vivem no Pantanal muitas outras espécies de animais.

Flora do Pantanal

Assim como ocorre com a vida animal, o Pantanal possui uma extensa variedade de árvores, plantas, ervas e outros tipos de vegetação. Nesta região, podemos encontrar espécies da Amazônia, do Cerrado e do Chaco Boliviano.
Nas planícies (região que alaga na época das cheias) encontramos uma vegetação de gramíneas. Nas regiões intermediárias, desenvolvem-se pequenos arbustos e vegetação rasteira. Já nas regiões mais altas, podemos encontrar árvores de grande porte. 
As principais árvores do Pantanal são: aroeira, ipê, figueira, palmeira e angico.

Fonte:



Nenhum comentário:

Postar um comentário