sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

ACÁCIA SENEGAL, A ÁRVORE QUE PRODUZ GOMA ARÁBICA!






Cada dia estou descobrindo quanta coisa ignoro. Quando comecei a postar cartas nos correios, lá sempre encontrava um vidrinho com pincel e um líquido viscoso chamado goma arábica com o qual lacrávamos os envelopes. Nunca me perguntei de onde vinha aquela cola, nem como era feita. Hoje, enfim, casualmente descobri que é oriunda da seiva de uma árvore.


A goma-arábica é uma secreção vegetal produzida pela espécie  Acacia senegal (família Fabaceae) em consequência de um traumatismo que resulte na perda dos tecidos superiores do caule que revestem e protegem a planta. Esta secreção é solúvel em água e utiliza-se desde os alvores da civilização.

No Egito faraônico utilizava-se para colar as tiras de linho com as quais se enrolavam as múmias... mais recentemente... como cola nos selos postais ...cartazes de parede ... como aglomerante em comprimidos... em gouaches (guaches) ... cola de papel de cigarro e envelopes ... espessante de xaropes ... sopas ... em litografias ... etc.

Quantas utilidades tem esta gominha e eu  nem suspeitava! Certo estava Sócrates quando dizia : Só sei que nada sei. Ele era tão sábio que foi capaz de fazer esta afirmação.








Um comentário:

  1. Josélia

    Não faz muito tempo que fui ao Correio,e vi um porta cola desse em cima do balcão.Nossa quanto tempo não via um igual.Quando eu era criança,ainda existia goma-arábica,que de[ois fi substituida pela cola branca,que -ena porque é tão tóxica.
    Abraços

    ResponderExcluir