domingo, 10 de julho de 2011

Curiosidades : A Maior Bromélia do Mundo

Puya antes de desenvolver sua inflorescência, neste estágio chega a atingir os 4 metros de altura
Espécime cultivado no Jardim Botânico da Califórnia
Um pássaro próximo á inflorescência
Detalhe da inflorescência
Visão da planta com sua inflorescência
Detalhe das flores brancas com miolo alaranjado
Puya depois de florescer
Inflorescência
Uma colônia de Puyas Raymondii
Detalhe da roseta
Na cordilheira dos andes, América do Sul, a uma altitude de aproximadamente 4.000 metros, em 1867 (alguns citam o ano de 1874), Antônio Raymondii  em uma viajem que fez para a América do Sul, viu pela primeira vez em sua vida uma bromeliácea gigante cujas flores estavam em um pendão com 10 metros de altura, parecia uma espécie de torre.

Ele a chamou de Pourretia Gigantea Raimondii. Provavelmente é uma planta da era terciária.   Em 1928 o nome foi mudado para Puya Raymondii Harns pelo botânico alemão Herman Harns. Também se afirma que o cientista francês Alcide d`Orbigny foi a primeira pessoa não nativa a observar esta planta em 1830. 

Puya Raimondii é uma bromeliácea terrestre encontrada nas montanhas do Peru e da Bolívia. Atinge cerca de 12 metros de altura quando está com sua inflorescência.

Sem inflorescência, a roseta mede aproximadamente quatro metros. Chega a viver 100 anos ou mais.  Afirmam os observadores que demora 100 anos para desenvolver seu pendão de flores que contém aproximadamente 8.000  flores brancas com o miolo alaranjado e 6 milhões de sementes. Esta planta floresce uma única vez na vida.
Alguns a chamam a rainha dos andes.

Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Liliopsida
Ordem: Poales
Família: Bromeliaceae
Subfamília: Pitcairnioideae
Género: Puya
Espécie: P. raimondii


Fonte: wikipedia

Um comentário: