sábado, 21 de novembro de 2015

CASTELO MARVÃO E SEUS JARDINS

CastillodeMarvao.jpg
"CastillodeMarvao" por Elemaki - Obra do próprio. Licenciado sob CC BY 3.0, via Wikimedia Commons - https://commons.wikimedia.org/wiki/File:CastillodeMarvao.jpg#/media/File:CastillodeMarvao.jpg
"Castelo de Marvão". Licenciado sob Domínio público, via Wikimedia Commons - https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Castelo_de_Marv%C3%A3o.JPG#/media/File:Castelo_de_Marv%C3%A3o.JPG


Gardens and Castelo of Marvao, Marvao, Portugal Photographic Print






Gardens and Castelo of Marvao, Marvao, Portugal Photographic Print

http://imgc.allpostersimages.com/images/P-473-488-90/29/2966/XX5QD00Z/posters/anders-blomqvist-gardens-and-castelo-of-marvao-marvao-portugal.jpg


http://as21maravilhasdeportugal.blogspot.com.br/

Castelo de Marvão e seu lindo jardim
http://marinamourao.com/castelo-de-marvao-dica-viagem/


O que mais me atrai nos castelos são os seus jardins mas não deixo de me encantar pelos castelos e suas histórias porque sempre gostei de histórias....

A história de Marvão é contada aqui pela Wikipédia, ainda bem que existe, assim temos democraticamente acesso a todo este conhecimento.

 Vejamos então...
Castelo de Marvão, no Alentejo, localiza-se na vila e freguesia de Santa Maria de Marvão, concelho de Marvão, distrito de Portalegre, em Portugal.
O castelo inscreve-se no Parque Natural da Serra de São Mamede, na vertente norte da serra, em posição dominante sobre a vila e estratégica sobre a linha da raia, controlando, no passado, a passagem do rio Sever, afluente do rio Tejo. Esse fato garantiu-lhe a atenção de diversos monarcas, expressa em diversas campanhas de remodelação, que deram ao monumento o seu aspecto atual.

Pouco se sabe quanto à primitiva ocupação humana de seu sítio, possivelmente um castro pré-histórico. À época da Invasão romana da Península Ibérica, alguns autores defendem ser esta a povoação romanizada que os Lusitanos denominavam como Medobriga, que, objeto de disputa entre as forças de Pompeu e de Júlio César, foi conquistada por tropas deste último sob o comando do propretor Caio Longino, em meados do século I. O interesse pela povoação derivava principalmente por ser vizinha à estrada romanaque que ligava Cáceres a Santarém, na altura da ponte que cruzava o rio Sever (Ponte da Portagem).

Embora não haja mais informações acerca do período das invasões de Suevos, Visigodos e Muçulmanos, entre 876 e 877 aí se instalou Ibn Marwan, sendo o local conhecido já no século X como Amaia de Ibn Marwan ou Fortaleza de Amaia.

No contexto da conquista de Alcácer do Sal, D. Afonso Henriques (1112-1185) terá tomado a povoação aos mouros entre 1160 e 1166. Quando da demarcação do termo de Castelo Branco (1214), Marvão já se incluía em terras portuguesas. D. Sancho II (1223-1248) concedeu-lhe Carta de Foral (1226), visando manter esta sentinela avançada do território povoada e defendida diante das repetidas incursões oriundas de Castela à época.

D. Afonso III (1248-1279) doou os domínios de Marvão aos cavaleiros da Ordem de Malta (1271), posteriormente outorgados a seu filho,Afonso Sanches, juntamente com os senhorios de ArronchesCastelo de Vide e Portalegre. Por esta razão, ao se iniciar o reinado de D. Dinis (1279-1325), a vila e o seu castelo viram-se envolvidos na disputa entre o soberano e o infante D. Afonso, vindo a ser conquistados pelas forças do soberano em 1299. 

No encerramento da questão, os domínios de Marvão, Portalegre e Arronches foram trocados pelos de Sintra e de Ourém, permanecendo os primeiros na posse do soberano. Este confirmou a Marvão o foral de 1226 e empreendeu-lhe obras de ampliação e reforço das defesas, destacando-se a construção da torre de menagem, iniciada no ano de 1300.

No reinado de D. Fernando (1367-1383), foi estabelecido em Marvão o couto de homiziados (1378). Após o seu falecimento, ao eclodir acrise de 1383-1385, a vila e seu castelo posicionaram-se pelo partido do Mestre de Avis. O novo soberano e os seus sucessores concederam diversos privilégios à vila (1407, 1436 e 1497) com o mesmo fim de incrementar o seu povoamento e defesa. Nessa fase, foram procedidos também reforços nas muralhas, o que é constatado pela presença de cubelos datando dos séculos XV e XVI.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Castelo_de_Marv%C3%A3o

Nenhum comentário:

Postar um comentário