quinta-feira, 21 de maio de 2015

JARDIM BOTÂNICO DE SALVADOR BAHIA

Entrada do Jardim Botânico

Jardim Botânico de Salvador


Jardim Botânico de Salvador é um jardim botânico localizado em Salvador, capital do estado da Bahia. Foi criado em 22 de março de 2002, conforme decreto nº 13.546, referendado pela lei 6.291 de 2003, ocupando 17 hectares de domínio público.
 Foi fruto da transformação do Horto da Mata dos Oitis em jardim botânico, com preocupações sobre o oiti-da-bahia, o jacarandá-da-bahia, espécies ligadas ao candomblé e outras endêmicas ao bioma da Mata Atlântica.  
Nele, são realizados pesquisas acadêmicas, conservação e preservação das plantas, atividades voltadas para a educação ambiental, além de incentivar a utilização sustentável da flora como forma de preservação ambiental. O espaço abriga mais de 60 mil plantas provenientes de vários biótipos, como Mata AtlânticaAmazôniaCerradoCaatingaRestinga e Manguezal.
 O Jardim Botânico de Salvador foi criado em 22 de março do ano de 2002, conforme Decreto no 13.546, referendado pela Lei 6.291/2003, ocupando uma área de domínio público, com 17 hectares, anteriormente, denominada de Mata dos Oitis, devido à ocorrência do Oiti da Bahia [Licania salzmanii (Hook f.) Fritsch]. 

É vinculado à Prefeitura Municipal do Salvador, sob a interveniência da Superintendência de Parques e Jardins (SPJ), apresentando a missão de estudar e preservar a flora baiana sob os aspectos botânicos, históricos e culturais, propiciando meios para realização e divulgação de pesquisas tecno – científicas e sua aplicabilidade. 

Tem como objetivos (a) conduzir pesquisas genéticas visando a conservação e a preservação de espécies nativas; (b) resgatar informações etnobotânicas com ênfase em espécies vegetais utilizadas nos rituais afro-brasileiros; (c) promover o conhecimento dos recursos florísticos da região; (d) conhecer o desenvolvimento das espécies vegetais em seu habitat natural; (e) proteger espécies ameaçadas de extinção para a manutenção de ecossistemas; (f) promover intercâmbio tecno-científico com órgãos nacionais e internacionais; (g) manter banco de germoplasma; e (h) desenvolver programas na área de educação ambiental. 

Acha-se situado em Salvador, capital do Estado da Bahia, no bairro Pau da Lima, delimitado ao Norte pela Rua São Marcos, ao Sul pela Avenida Gal Costa e a Leste e Oeste por dois afluentes do Rio Pituaçu, cujas nascentes estão localizadas no sítio do Jardim. Cabe ressaltar, o convênio celebrado entre a Prefeitura Municipal do Salvador e a Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que contempla a transferência para o Jardim, do acervo do Herbário RADAMBRASIL, criado em 1980, e que abriga, atualmente, cerca de 50.000 exsicatas oriundas da Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga e Ambientes Costeiros. 

Nos registros deste Herbário, considerado um dos sete mais importantes do Brasil, encontram-se 20 famílias, representadas por 24 espécies coletadas na área do Jardim Botânico, no período de 1976 a 1986. 

Pessoal: O Jardim Botânico possui uma equipe especializada e treinada de 06 técnicos de nível superior, entre eles.

Instalações: administração e áreas de produção e de apoio funcional. Em construção uma edificação de 740m2 , com instalações para abrigar o herbário e salas para pesquisadores. Engenheiros Agrônomos, Botânicos, um Arquiteto e uma Bióloga que atua na área de educação ambiental. Conta, ainda, com 15 funcionários que atendem aos serviços de jardinagem e manutenção, 06 vigilantes, além de um serviço de vigilância terceirizada.

FONTES:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jardim_Bot%C3%A2nico_de_Salvador
http://rbjb.org.br/sites/default/files/users/u82/imce/salvador.pdf
http://www.jb.salvador.ba.gov.br/index.asp?pg=jb

IMAGENS:
https://salaverdeufba.wordpress.com/2014/06/28/jardimbotanicosalvador/
http://www.tribunadabahia.com.br/2014/08/20/secretaria-prepara-projeto-de-reforma-para-jardim-botanico-de-salvador
http://arq-contemporanea-ajl.blogspot.com.br/2011_06_01_archive.html



VÍDEO DO JARDIM  BOTÂNICO DE SALVADOR




Nenhum comentário:

Postar um comentário