Foto 2
Foto 3
Foto 4
Foto 5 - Bromeliário
Foto 6
Foto 8
Foto 9
Fauna local - preguiça - Foto 10
Foto 11
Foto 14
Foto 15 - Cactário
Foto 16 - orquidário
Foto 17 - orquidário
Foto 18
Foto 19
Foto 20
Foto 21
Foto 22
Desde estão é um testemunho vivo da biodiversidade da Mata Atlântica, que junto à restinga e os manguezais, cobria o sítio original do Recife.
As várias realizações nas áreas de pesquisa científica, conservação e educação ambiental, possibilitaram a admissão do JBR na Rede Brasileira de Jardins Botânicos, RBJB, e, por intermédio dessa, na Botanic Gardens Conservation Internacional, BGCI.
Ocupando uma área de 10,7ha, o Jardim Botânico compõe uma parte da Unidade de Conservação Municipal denominada Matas do Curado, uma área de 113,6ha pertencentes, em sua maioria, ao patrimônio do Exército.
Em janeiro deste ano, o Jardim Botânico do Recife reabriu suas portas ao público depois de passar por uma reforma que também contemplou o seu orquidário. A reinauguração ocorreu após passar por mais de quatro meses em reforma. O orquidário foi construído na década de 50 e tem mais 6.000 exemplares de plantas.
Espaços que já existiam foram requalificados e ainda foram criados mais seis ambientes que envolvem ciência e lazer.
Assim que entra, o visitante se depara com jardins contendo diversas espécies de vegetação ameaçadas, como os jardins de restinga e das orquídeas. O embelezamento e o cheiro das flores dão um charme especial ao local.
Cada lugar é repleto de plantas, todas com placas que sinalizam a espécie e origem de cada uma.
Entre as atividades lúdicas, o jardim sensorial proporciona uma experiência sensível para os visitantes, principalmente para pessoas que tenham deficiência visual. Através do cheiro, audição e textura, o ambiente possibilita o toque nas diferentes pedras. Foi criada também a sede da brigada ambiental, que faz a segurança e fiscalização do Jardim Botânico e da mata Atlântica presente no espaço.
O passeio também é importante para a criançada, que entra em contato com a natureza através de jogos educativos que estimulam a preservação do meio ambiente e de laboratórios de ciências, no qual podem estudar algumas espécies de animais conservadas em formol.
Por todo o jardim é possível ter a sensação de que não se está no meio da cidade. A sombra da vegetação é constante e o barulho da água caindo das fontes traz um sentimento de paz. Uma verdadeira vitrine ambiental na cidade do Recife.
- Caminhadas ecológicas, orientadas por instrutores, por dentro da mata.
- Meliponário para preservação de abelhas nativas da Mata Atlântica;
- Orquidário para produção e permuta de orquídeas;
- Pólo de Educação Ambiental;
- Sala de exibição de vídeos Ambientais;
- Sala de reciclagem de papel
Serviço - O Jardim Botânico abre de terça à sexta-feira, das 8h30 às 15h30. A partir do segundo final de semana de janeiro, o espaço abrirá das 9h30 às 15h30. Nos sábados e domingos, um ônibus fará o transporte das pessoas que pretendam visitá-lo, saindo do Parque da Jaqueira em três horários : 9h30, 10h30 e 14h30.
Fonte: http://www.recife.pe.gov.br/meioambiente/jb_apresentacao.php
Fotos:
Foto 2 e 3: http://jardimrecife.blogspot.com.br/
Foto 4 : http://eucurtorecife.com.br/iii-saida-fotografica-eu-curto-recife-jardim-botanico-do-recife/
Foto 5 e 6: http://meioambienterecife.wordpress.com/2014/02/21/ultimo-domingo-com-passeios-gratuitos-para-o-jardim-botanico/
Foto 6 : http://meioambienterecife.wordpress.com/2014/01/19/pcr-amplia-numero-de-passeios-gratuitos-para-o-jardim-botanico/
Foto 8 : http://www2.recife.pe.gov.br/recife-ganha-jardim-botanico-repaginado-e-com-novos-atrativos/
Foto 9, 10 e 11 : http://santajoanacolegioecurso.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=95:visita-ao-jardim-botanico-do-recife-2012&catid=41:galeria&Itemid=127
fbid=346166348805117&set=t.100002820341722&type=3&theater
Foto 14 a 18 : http://escolambientalajedo.blogspot.com.br/2014/04/visita-ao-jardim-botanico-do-recife-e-o.html
Foto 19 a 22: http://www.conteudo-g.com/2014/06/personal-passeio-pelo-jardim-botanico.html
Algumas fotos não estão presentes porque foram perdidas, por isso, a numeração pula algumas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário