sexta-feira, 6 de setembro de 2013

A TROMBETA DO ANJO DA MORTE (WHITE DATURA)










 DaturaMetel-plant.jpg
White Datura Tree

Datura inoxia ( espinho-maçã , felpudo espinho-maçã , maçã-indiano , moonflower , sagrado datura , nacazcul , toloatzin , tolguache ou Toloache ) é uma espécie da família Solanaceae . É nativa da Central e América do Sul , e introduzido em África , Ásia , Austrália e Europa . 

O nome científico é frequentemente citado como D. innoxia . Quando O Inglês botânico Philip Miller primeiro descreveu a espécie em 1768, ele grafava a palavra latina innoxia (inofensivo) ao nomeá-lo D. inoxia . O nome Datura meteloides foi durante algum tempo erroneamente aplicado a alguns membros da espécie, mas esse nome já foi abandonado.


Datura inoxia é um anual arbustiva planta que tipicamente atinge uma altura de 0,6-1,5 metros [ 3 ] [ 4 ] . Seus caules e folhas são cobertas com curtos, suaves e cinzentos pelos, dando toda a planta uma aparência acinzentada.  Todas as partes da planta emitem um odor fétido semelhante ao ranço de manteiga de manteiga de amendoim quando esmagadas ou machucadas, embora a maioria das pessoas achem que a fragrância das flores possa bastante agradável quado florescem à noite.

As flores são brancas , em forma de trombeta medindo de 12-19 cm (4,75-7,5) de comprimento  . Elas primeiro crescem na vertical, e depois inclinam para baixo. Floresce do início do verão até o outono.

O fruto é um ovo em forma de cápsula espinhosa com  cerca de 5 cm de diâmetro. Ele se abre quando maduro, dispersando as sementes. Outra forma de dispersão é as espinhas do fruto ficarem presas na pele dos animais, que depois levam a fruta longe da planta-mãe. As sementes têm capacidade de hibernação , e pode durar por anos no solo. As sementes, bem como a totalidade da planta, atuam como deliriants  e têm uma alta probabilidade de overdose .
Todas as peças de Datura plantas contêm níveis perigosos de veneno e podem ser fatal se ingeridas por seres humanos e outros animais, incluindo gado e animais de estimação. Em alguns lugares é proibido comprar, vender ou cultivar Datura plantas.
Quando cultivada ,isto é normalmente feito a partir de sementes, mas as suas perenes rizomas podem ser impedidos de congelamento e plantada na primavera do ano seguinte. 
Datura inoxia , como outros Datura espécies, contém os altamente tóxicos alcalóides atropina , hyoscine (escopolamina) ehiosciamina . Os astecas chamavam a planta toloatzin , e é usado muito antes da conquista espanhola do México para muitas finalidades terapêuticas, como cataplasmas para feridas onde atua como um anódino .  
Embora os astecas tenham advertido contra a loucura e "vários e vãs imaginações ", muitos nativos americanos têm usado a planta como um enteógeno para usar em ritos de passagem. Os alcalóides destas plantas são muito semelhantes aos da mandrágora , beladona e meimendro , que também são plantas altamente venenosas utilizadas com cautela para alívio da dor,  eficaz na antiguidade. 
Datura intoxicação geralmente produz uma completa incapacidade de distinguir a realidade da fantasia ( delírio, em contraste com alucinação), hipertermia, taquicardia, comportamento bizarro, e possivelmente violenta e grave midríase com resultante fotofobia dolorosa resultante que pode durar vários dias. 
Amnésia pronunciada é outro efeito comumente relatados.  Não pode facilmente ser uma variação 05:01 em toxinas de planta para planta, e a toxicidade de uma determinada planta depende da sua idade, onde é crescente, e as condições climáticas locais. Estas grandes variações tornaram Datura excepcionalmente perigosa para usar como um medicamento. 
Nas culturas tradicionais, os usuários precisavam ter uma grande dose de experiência e conhecimento  detalhado da planta para que nenhum dano resultasse de usá-lo. Tal conhecimento não é amplamente disponível em culturas modernas, muitos incidentes infelizes resultaram da ingestão de Datura . Nos anos de 1990 e 2000, a mídia dos Estados Unidos continha histórias de adolescentes e jovens adultos que morreram ou ficaram seriamente doentes ao ingerir intencionalmente Datura . 
Também foi plantada em todo o mundo como uma planta ornamental por suas grandes folhas atraentes, grandes flores brancas e frutas espinhosas. No entanto, a planta é hoje considerada uma espécie invasora em vários locais. Por exemplo, por causa da semelhança do seu ciclo de vida ao do algodão , torna-se  uma praga nos campos de algodão. Também é um potencial contaminante da semente .
Datura inoxia é bastante semelhante ao Datura metel , ao ponto de ser confundida com ela na literatura científica precoce. D. metel é uma planta do Velho Mundo intimamente relacionado com efeitos semelhantes que foram descritos por Avicena no século XI Pérsia . 
A estreitamente relacionada Datura stramonium difere em ter flores menores e folhas de dente gumes, e Datura wrightii em ter flores mais amplas, 5-dentada (em vez de 10 dentes). Datura inoxia difere D. stramonium , D. metel & D.fastuosa. Tendo em cerca de 7 a 10 veias secundárias em cada lado da nervura central da folha que se anastomosa por arcos de cerca de 1 a 3 mm. a partir da margem. Nenhuma anastomose das veias secundárias são vistos nas outras quatro espécies principais de Datura.
FONTE DA IMAGENS:
http://en.wikipedia.org/wiki/Datura_inoxia
CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=365006http://www.thetutuguru.com.au/shop/double-white-angel-trumpet-datura/


Nenhum comentário:

Postar um comentário