sábado, 18 de maio de 2013

JARDIM BOTÂNICO DE PISA (O MAIS ANTIGO DO MUNDO)


File:Callistemon rigidus 1.jpg
Calisttemon rigidus
http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Callistemon_rigidus_1.jpg
File:Convolvulus cneorum 1.jpg
Convolvulus cneoorum
http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Convolvulus_cneorum_1.jpg
Autor Laurentius
http://www.stilepisano.it/immagini7/pages/Orto_botanico_Pisa_fiori_piante%20(100)_JPG.htm
http://www.devitalia.it/n/Devitalia_copre_con_il_Wi-Fi_l_Orto_Botanico_di_Pisa.asp
http://archeosoficalucca.blogspot.com.br/2012/06/visita-allorto-botanico-di-pisa.html


Foto de  Daderot.
File:Paeonia suffruticosa10.jpg
http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Echeveria_Pumila.JPG
Autor: Laurentius
File:Echeveria Pumila.JPG
http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Echeveria_Pumila.JPG

Autor: Paolo Fisicaro

File:Orto botanico di Pisa 4.jpg
http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Orto_botanico_di_Pisa_4.jpg
Autor Laurentius



Criado em 1543, por Luca Ghini, quando a Toscana era governada pelo grão-duque Cósimo I da casa dos Médici, o Jardim Botânico de Pisa é o mais antigo do mundo. Pertencia à Universidade de mesmo nome, e tinha inicialmente, a função de manter plantas medicinais para os estudantes e professores da faculdade de medicina.

Agora cobre uma área de cerca de três hectares no coração de uma das mais belas cidades da Toscana, dividido em quatro áreas, o Orto Botanico di Pisa não é apenas a base para muitas atividades educacionais de quatro faculdades, mas também a meta de visitas guiadas de milhares de alunos e estudantes de escolas de todos os níveis do território nacional , sem considerar os muitos eventos que são realizados anualmente, com iniciativas específicas. 

Através da rede de hotspots wi-fi criadas por Devitalia, todos aqueles que visitam o Jardim Botânico de Pisa pode tirar proveito de um serviço de guias de áudio para toda a área e aprofundar para os vários temas em visita . E também pode acessar o portal de informações com os slides de apoio adequados, feito com gráficos simples, imediato e dinâmico em que as notícias sobre as rotas, para as plantas, a notícias e comunicações são constantemente atualizados. 

Atualmente sua coleção de árvores e arbustos tem quase 1000 espécies. abriga uma coleção de plantas mediterrânicas e exóticas, plantas medicinais e de interesse histórico, plantas e árvores ameaçadas de extinção. O Museu Botânico, ao lado do jardim, contém cerca de 300 mil amostras de plantas secas. De particular interesse é um conjunto de modelos de cera.

As coleções

As coleções do Jardim Botânico são geralmente feitos a partir de algumas peças - algumas vezes de uma única planta - para cada uma das espécies representadas.Devido à baixa variabilidade genética intra-específica permitida por esta definição, eles não são orientados para a conservação de espécies ameaçadas de extinção, mas sim para demonstrar a biodiversidade, a produção de materiais didáticos para cursos de graduação e, por vezes, como uma fonte de materiais de propagação de alta risco ou extintas em seu habitat natural. 
Exceções são as coleções mantidas no banco de sementes, incluindo muitos espécimes de algumas espécies, selecionados entre os que estão ameaçados flora Toscana, para conservação ex situ . 


AS SEÇÕES:


ArboretoRecolha sistemáticaSuculentas
Flora faraônicoPlantas MedicinaisPlantas Tropicais
Geophytes MediterrâneoPlantas apuanePlantas da costa
As plantas aquáticasHortênsias




FONTES:
http://www.biologia.unipi.it/ortobotanico/html/collezioni.html


http://alobairrodemetria.blogspot.com.br/2010/10/pitanga-e-o-jardim-botanico-de-pisa.html

http://en.wikipedia.org/wiki/Orto_botanico_di_Pisa

Nenhum comentário:

Postar um comentário