terça-feira, 13 de novembro de 2012

JARDIM BOTÂNICO CHICO MENDES









Thumb
http://www.portalamazonia.com.br


O Horto Municipal de Manaus, implantado em novembro de 1969, foi construído sobre um antigo depósito de lixo, solução encontrada para a recuperação ambiental do local, para onde avançava rapidamente a urbanização da cidade. Transformado em Jardim Botânico Chico Mendes, em julho de 1989, prosseguiram as suas atividades de produção de plantas ornamentais, frutíferas e exóticas, destinadas à arborização e jardinagem da cidade, passando a abrigar a recém criada Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente.

Espalhado em uma área de quase 23 mil m2, o lugar caracteriza-se por um relevo acidentado, que torna seus recantos muito mais peculiares e aprazíveis, marcados pela simplicidade, interagindo satisfatoriamente com públicos de faixas etárias e econômicas variadas. Reformado, ganhou uma nova sede administrativa, um centro de compostagem, uma praça e várias trilhas pavimentadas. Possui, ainda, numerosas espécies madeireiras nobres, como o mogno, o cedro, o pinheiro e o eucalipto. Uma equipe assistida por técnicos e profissionais especializados desenvolve as atividades de plantio, administração e educação ambiental.


O toque mágico à beleza das flores e das plantas, entretanto, é dado pelos bem-te-vis, sanhaçus, beija-flores, sabiás e outras espécies de pássaros, que encantam os visitantes desse acolhedor e aconchegante recanto verde, às portas da Zona Centro-Sul da Cidade. Após total reforma estrutural, concluída em novembro de 2000, voltou a chamar-se Horto Municipal de Manaus, hoje administrado pela atual Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente. Mais abrangente em seus conceitos e competências, o Horto incorporou novas tendências em cultivo e paisagismo e ganhou as funções de Centro de Educação Ambiental e Centro de Lazer e Entretenimento.



Por suas alamedas, mais de cem espécies vegetais podem ser visitadas: helicônias, orquídeas, bromélias, manacás, flamboyants, no grupo das ornamentais; exemplares frutíferos como o açaí, a acerola, o limão, o cupuaçu, o cacau, a manga, o taperebá, a carambola, o jenipapo, a fruta-pão e o mamão; e, ainda, plantas exóticas, como as alpínias, as espadas de São Jorge, o talo-roxo, crótons, trepadeiras e samambaias.



Horto Municipal de Manaus
Av. André Araújo, s/n Aleixo, Cep 69.060-040 - Manaus, AM
Fone: (92) 663-4220
E-Mail: sedema@pmm.am.gov.br. 


Fonte: Prefeitura Municipal de Manaus
31.12.2005-GC

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário