sexta-feira, 25 de maio de 2012

TERRÁRIO, O MNI JARDIM QUE TODOS PODEM TER

Terrario2



Olá amantes da beleza das plantas, um terrário é um mini jardim que todos, podem ter e aprender a fazer em pouco tempo e com um mínimo de investimento e com resultados surpreendentes, então vamos ver como se faz:

MATERIAL

  • 1 vidro de boca larga
  • 1 xícara de pedrinhas para aquário
  • 1 xícara de carvão vegetal
  • 3 a 4 xícaras de terra adubada organicamente
  • 2 ou 3 mudas de plantas diferentes
  • Pá e rastelo
  • Plástico grosso maior que o tamanho da boca do vidro
  • Elástico
  • 1 xícara de água filtrada


ROTEIRO:

1. Monte as camadas: 
Essas três camadas representam de maneira simplificada as condições ideais do solo. A de terra serve para nutrir o vegetal e as de pedregulho e de carvão têm a função de drenar a água. Abra buracos na última camada e plante as mudas. 2. Regue e tampe: Molhe cuidadosamente a terra, cubra o vidro com o plástico e vede bem com o elástico. O terrário tem de receber luz, porém não deve ficar exposto diretamente ao sol. 3. Acompanhe o fenômeno: Uma vez lacrado, instala-se o ciclo: a água penetra na planta pela raiz e é liberada por meio das folhas pela evaporação. Esse ambiente não dá conta de absorver o vapor que fica nas paredes e no teto do vidro. Quando a umidade chega ao ponto de saturação, ocorre uma espécie de chuva que devolve a água ao solo. 4. Versão reciclada: O terrário também pode ser feito em outros tipos de vidro, como os aquários ou os reutilizáveis. Uma outra opção é usar garrafas PET. Pegue duas de água, porque são transparentes, corte uma em cerca de 3/4 de seu corpo e a outra, em 1/4. Utilize a maior para fazer a montagem. Tampe com a menor de modo que ela fique por dentro da que serve como base. Vede com fita crepe.


Num TERRÁRIO  reproduz-se a atmosfera quente e úmida das florestas tropicais, proporcionando às plantas condições ambientais favoráveis ao seu desenvolvimento e se tornem auto-suficientes, uma vez que a água e os nutrientes são constantemente reciclados. A água através da transpiração das folhas e da evaporação se condensa sobre as paredes de vidro, de onde escorrem de volta para a terra sendo novamente absorvidas pelas plantas. As regas são pouco freqüentes, uma vez que o TERRÁRIO permanece fechado a maior parte do tempo, não sendo necessário mão-de-obra para sua manutenção e conservação, e que irá fazer parte da decoração de sua residência por vários anos. 

COMO CUIDAR: Ao adquirir seu terrário coloque-o em local iluminado, porém Sem incidência direta de sol, pois as plantas podem murchar. Para limpá-lo Utilize um chumaço de algodão enrolado na ponta de uma varinha. Só coloque Água novamente se observar que não está ocorrendo evaporação com Condensação de gotas na parede do terrário. As plantas que vão bem num terrário podem ser: pequenas samambaias, heras, musgos, avencas. Preste atenção para não quebrar as raízes na hora de plantá-las.


Especies recomendadas são:
 Asparagus densiflorus ... ( Esparraguera africana )



Begonia rex ‘Escargot’. Foto de Jerzy Opioła
  

 Chamaedorea elegans ..
Codiaeum variegatum ... ( Croton, Crotos, Croto )

 Asplenium nidus ... ( Helecho nido de ave)         

Ficus pumila = Ficus repens ..
Fittonia verschaffeltii ... ( Fitonia )
 Hedera helix ... ( Hiedra rastrera )
 Hypoestes sanguinolenta

Nertera, Planta de las canicas, Baya de coral, Coralito, Uvita de agua
Nertera granadensis (Nertera, Planta de las canicas)


 
Pellaea rotundifolia ... ( Helecho botón )


Peperomia caperata 1-OB9.jpg
Peperomia caperata ... ( Peperomia, Cola de rata )

 

Pilea cadierei ... ( Pilea, Madreperla )
                                                Plectranthus australis ... ( Planta del dinero )
 



Saintpaulia ionantha ... ( Violeta africana )
 Sansevieria trifasciata 'Laurentii'
 

Saxifraga stolonifera 
             Selaginella spp. ... ( Selaginela, Doradilla )



SINGONIO - Syngonium podophyllum - Muda

https://artdiver.loja2.com.br/7355704-SINGONIO-Syngonium-podophyllum-Muda
 

 Cactus (varias especies para terrarios secos)

 
Orquídeas

 
Plantas carnívoras


Plantas suculentas
  
Viram como é fácil e como realmente, qualquer pessoa pode ter porque não precisa de grandes espaços nem grandes investimentos financeiros, só boa vontade e amor pelo nosso planeta a ponto de querer trazer uma pequena amostra de sistema eco-sustentável para dentro de nossas casas. 

A partir de amanhã vou começar a fazer o meu, quando estiver prontinho colocarei a foto dele no blog. Convido-os a fazerem os seus e me mandarem suas fotos que as publicarei também.
  
https://www.google.com.br (google images)
http://fichas.infojardin.com/listas-plantas/plantas-interior-terrarios.htm







Nenhum comentário:

Postar um comentário