quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Clerodendrum paniculatum .

Clerodendrum_paniculatum
http://dokmaidogma.wordpress.com/page/21/


A flor do pagode, assim chamado por causa de suas altas, inflorescências piramidais, é uma das mais espetaculares espécies de clerodendrum.

Informações espécies

  • Nome científico: Clerodendrum paniculatum L.
  • Nome comum (s): pagode flor (Inglês); Pangil-Pangil ou panggil-panggil (Malay).
  • Estado de conservação: Preocupação menor de acordo com a Lista Vermelha da IUCN critérios.
  • Habitat: Varios, a partir de resíduos do solo de floresta, muitas vezes perto de água fresca.
  • Principais usos: Ornamental. Medicinal.
  • Riscos conhecidos: Nenhum conhecido.

Taxonomia

  • Classe: Equisetopsida
  • Subclasse: Magnoliidae
  • Superordem: Asteranae
  • Ordem: Lamiales
  • Família: Lamiaceae
  • Gênero: Clerodendrum



Sobre esta espécie

Clerodendrum paniculatum foi descrita pela primeira vez em 1767 pelo "pai" da nomenclatura biológica moderna - o botânico sueco Carl Linnaeus. O epíteto de espécies refere-se aos grupos grandes "panícula" de flores (inflorescências), a característica que torna esta uma planta tão visualmente impressionante. A flor pagode é comumente encontradas nos trópicos asiáticos, onde é popular como um ornamental e conhecido por seus usos medicinais.
A flor pagode é encontrada em toda a ásia tropical e subtropical, de Bangladesh para as Molucas. É amplamente cultivada e, muitas vezes estabelece como um fugitivo jardim nessas regiões, de modo que sua distribuição original não é inteiramente clara.
As características mais distintivas da Clerodendrum paniculatum são as grandes inflorescências terminais (thyrses, embora muitas vezes erroneamente chamadas de panículas) até 45 cm de comprimento, tendo numerosas flores vermelho-alaranjadas. 
Cada delgado, flor tubular é 1,2-2 cm de comprimento, com cinco pequenos lóbulos, estes costumam ser um pouco mais pálidos do que o tubo. As borboletas são os principais polinizadores. Eles estendem as suas longas e finas, proboscides nos tubos de flores e durante o  processo o pólen adere ao seu corpo a partir dos estames.
As brilhantes, folhas grandes, lobadas e caules bastante robustos, com uma forma transversal, quase quadrado também são características proeminentes da C. paniculatum . Sua capacidade de produzir rebentos de raiz, permite às flores pagode, se espalharem vegetativamente e podem formar estandes aparentemente clonais de várias plantas juntas.

3 comentários:

  1. Bom dia tem muito tempo que estou a procura de alguem que tenha essa planta " FLOR DE PAGODE " para se possivel me vender ou mesmo me dá uma
    mudinha. SERIA POSSIVEL??OBRIGADA E AGUARDO RESPOSTAS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho um pezinho. Plantei só um talo e pegou. Se alguém tiver interesse tento fazer uma muda e faço doação.
      Mas moro no Pará

      Excluir
  2. Obrigada pela visita Luciete. Infelizmente não temos setor de vendas. Abraço.

    ResponderExcluir