sábado, 8 de junho de 2013

Os Jardins Perdidos de Heligan (THE LOST GARDENS OF HELIGAN)















Um dia, navegando na iternet pelos blogs e sites que abordam temas ligados à natureza, descobri o "The Lost Gardens of Heligan". Apaixonei-me literalmente por este lugar mágico e maravilhoso.
Segue a história de seu redescobrimento e restauração por descendentes dos proprietários.

Heligan, residência da famíliaTremayne durante mais de 400 anos, é um dos lugares mais misteriosos da Inglaterra. No final do século XIX, seus 400 hectares se encontravam em pleno esplendor, mas apenas depois de alguns anos foi relegado ao abandono e  um manto verde recobriu esta bela adormecida no bosque. Após estes decênios de negligência, o devastador furacão de 1990 poderia ter condenado os Jardins Perdidos de Heligan a não ser mais que uma nota de rodapé de página na historia de Cornwall (cidade da Inglaterra).

Em vez disto, os eventos conspiraram para trazer- nos a este lugar e a história encantada de sua decadência foi captada por nossa imaginação. A descoberta de uma sala minúscula enterrada sob os escombros em um local de um dos jardins, levou-nos a descobrir o segredo de seu desaparecimento. Ali havia gravado com lápis nas paredes de pedra sobre um dos muros de calcáreo um epígrafo apenas legível que dizia: não venha aqui para dormir ou repousar, com os nomes das pessoas que trabalharam ali em agosto de 1914.

Naquele momento nos sentimos invadidos pelo impulso de fazer renascer a glória desses jardins e por contar pela primeira vez, os contos, não de cavalheiros e damas mas das pessoas comuns que transformaram estes jardins num lugar magnífico antes de partirem para lutar na primeira guerra mundial.
Hoje em dia, formamos uma grande equipe de trabalho, devotada, com sua própria visão para a segunda década deste novo milênio.

A restauração dos jardins  recebeu numerosos prêmios e foi aclamado internacionalmente, embora tenhamos ainda muito trabalho a fazer. Nossa intenção é que Heligan continue sendo um exemplo do que a vida tem de melhor e do funcionamento das boas práticas do passado. Estamos oferecendo acesso ao público pra conhecer nossas atividades. Também acalentamos o propósito de oferecer uma contribuição valiosa aos debates atuais sobre o futuro de nossas regiões rurais.

Fonte: http://www.heligan.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário