quinta-feira, 6 de junho de 2013

JARDIM BOTÂNICO DE NÁPOLES

 
 

File:Orto bot Napoli cryptogams.JPG




Jardim Botânico De Nápoles, Oriental, Templo, Jardim



Napoli - Real orto botanico.jpg

"Planta, il giardino e non solo", la III edizione all'Orto Botanico di Napoli






















O Jardim Botânico de Nápoles é parte das instalações da Faculdade de Matemática, Física e Ciências Naturais da Universidade de Nápoles. Fundada em 1805, é uma das mais antigas da Itália e uma das mais importantes por numero e qualidade do acervo atual, com jardins variados entre plantas úteis a saúde, agricultura ou indústria. 



Fundado em 28 de dezembro de 1807 por um decreto de José Bonaparte, foi construído o jardim botânico em terrenos anteriormente pertencentes aos religiosos de de "Santa Maria della Pace" e o Ospedale della Cava. Em verdade, o projeto foi inicialmente avaliado pelo rei Fernando  IV, entretanto, a revolução napolitana de 1799 impossibilitou a realização.

O projeto foi realizado pelos arquitetos. Giuliano de Fazio, é o autor da fachada monumental e da avenida perpendicular a esta, da estufa temperada, e da via que leva ao castelo. A parte inferior se deve ao arquiteto Gaspare Maria Paoletti.

O primeiro diretor do jardim botânico em 1811, foi Michele Tenore. Tenore se ocupou mais da atividade científica, que das relações externas. Foram cultivadas muitas espécies de importância no campo médico, além de, também, plantas exóticas.
Colocou o jardim botânico entre os melhores da Europa em seu tempo. Ao final de sua direção, em 1860, as espécies cultivadas alcançavam 9.000.

Em 1861, sob o mandato de Guglielmo Gasparrini, prosseguiu o desenvolvimento e melhora do jardim botânico criando uma área destinada à flora alpina (alpinum). Durante sua direção foi construída uma nova estufa, com calefação que devia substituir à anterior construída em 1818.

O período de 1893 a 1905 se caracterizou por uma notável dificuldade econômica. Em 1906 o relançamento do jardim botânico foi o primeiro objetivo de Fridiano Cavara. Não só restaurou algumas das estruturas e aumentou as coleções, mas, sobretudo, criou a Estação Experimental para plantas oficinales. Fez o possível para construir um edifício destinado para albergar a nova sede da instituição.

Em 1930 foi subistuído por Biagio Longo, que continuou a obra de requalificação. Em 1940 ocorreu um fato importante que foi a fusão da Sociedade Botânica Italiana com a Mostra d'Oltremare.

As consequências da segunda guerra mundial sobre o jardim foram devastadoras. O terremoto de 1980 também golpeou profundamente o jardim botânico durante a direção interina de Giuseppe Caputo. Nessa ocasião se converteu em refúgio para as populações afetadas.

Em 1981 foram iniciadas obras de reconstrução.

Ainda que esteja aberto ao público, o jardim não é em realidade um parque público. É realmente destinado a suprir as necessidades educativas da universidade e das escolas secundárias locais e é autônomo com respeito ao departamento agrícola da universidade de Nápoles.


FONTE : http://it.wikipedia.org/wiki/Orto_botanico_di_Napoli

Crédito das imagens:
foto 1 http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Orto_bot_Napoli_cryptogams.JPG 

foto 2  «Maquis médit Cirillo» de Cymbella - Trabajo propio. Disponible bajo la licencia Dominio público vía Wikimedia Commons - https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Maquis_m%C3%A9dit_Cirillo.JPG#/media/File:Maquis_m%C3%A9dit_Cirillo.JPG
foto 3  https://pixabay.com/pt/jardim-bot%C3%A2nico-de-n%C3%A1poles-oriental-623081/
foto 4 : https://it.wikipedia.org/wiki/Orto_botanico_di_Napoli#/media/File:Michele_Tenore.JPG
foto 5 : "Napoli - Real orto botanico" di Armando Mancini - [1]. Con licenza CC BY-SA 2.0 tramite Wikimedia Commons - https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Napoli_-_Real_orto_botanico.jpg#/media/File:Napoli_-_Real_orto_botanico.jpg
foto 6 : http://www.roadtvitalia.it/planta-il-giardino-e-non-solo-la-iii-edizione-allorto-botanico-di-napoli/
foto 7 : http://lnx.whipart.it/artivisive/3330/orto-botanico-napoli.html
foto 8 e 9 : http://www.ortobotanico.unina.it/aree_espositive/deserto/Deserto_OrtoBotanicoNapoli.jpg
foto 10 : http://www.ortobotanico.unina.it/aree_espositive/Mangrove/Mangrovieto_Orto_Napoli_4.jpg
foto 11 : http://www.ortobotanico.unina.it/p_aree_espositive/Mangrovieto.htm
foto 12 http://www.ortobotanico.unina.it/aree_espositive/epifite/piante_epifite_001.jpg
Foto 13 : http://www.ortobotanico.unina.it/aree_espositive/vasche/OrtoBotanicoNapoli_vasche003.jpg
foto 14 : http://www.ortobotanico.unina.it/aree_espositive/vasche/nymphaea_lotus_002.jpg
foto 15 : http://www.ortobotanico.unina.it/aree_espositive/frutteto/Pero_zuccarino001.jpg
foto 15 e 16 : https://gennaro8.wordpress.com/piante-citate-nella-bibbia-orto-botanico-di-napoli/#jp-carousel-130

Nenhum comentário:

Postar um comentário