sexta-feira, 4 de março de 2016

BUDDHA EDEN GARDEN










Fotografia-Dragão-Rosa-HDR.jpg (1024×678)

DSC04328.JPG (400×300)

File:Buddha eden (59).JPG
A Quinta dos Loridos é onde se encontra o maior jardim oriental da Europa, o impressionante Buddha Eden. Com cerca de 35 hectares, o jardim surge em resposta à destruição dos Budas Gigantes de Bamyan, naquele que foi um dos maiores actos de barbárie cultural, apagando da memória obras-primas do período tardio da Arte de Gandhara.


Entre budhas, pagodes, estátuas de terracota e várias esculturas cuidadosamente colocadas entre a vegetação, estima-se que foram usadas mais de 6 mil toneladas de mármore e granito para edificar esta obra monumental.
A escadaria central é o ponto focal do jardim, onde os buddhas dourados dão calmamente as boas-vindas.
No lago central é possível observar os peixes KOI, e os dragões esculpidos que se erguem da água.
Terá ainda a oportunidade de observar os 700 soldados de terracota pintados à mão, cada um deles único, encontrando-se alguns enterrados como há 2.200 anos atrás.
 LOCAL ONDE SE ENCONTRA

A propriedade remonta a uma doação de terras feita pelo mosteiro a João Annes de Lourido, por volta de 1430.
Em finais do século XV estabelecem-se em Lisboa representantes da família Aifaitati ou Lafetas, banqueiros oriundos de Cremona, cuja casa bancária possuía filiais em Roma, na Inglaterra, na França, na Espanha e na Flandres. 
Em Portugal, associam-se inicialmente à produção de açúcar da ilha da Madeira, e, após a abertura do Caminho marítimo para a Índia, ao comércio de especiarias. No início do século XVI fixam-se na região de Óbidos, tendo erguido uma casa de campo nas terras da Quinta dos Loridos, que entretanto lhes fora doada por D. Manuel I.
A disposição quinhentista das edificações, de inspiração italiana, pode ser percebida até aos nossos dias, nomeadamente nos jardins em socalcos e no portal "Paladiano" do corpo central do edifício, idêntico ao do Palazzo Affaitati, em Cremona.
Mais tarde, em meados do século XVIII, a propriedade encontrava-se em mãos da família Sanches de Baena, conforme o testemunha a pedra de armas sobre o portal de entrada. Na posse desta família, tiveram lugar importantes alterações que lhe conferiram feiçõesbarrocas, notadamente na entrada e na capela.
A propriedade mudou de mãos em 1834, quando foi adquirida pelo capitão João Pedro Barbosa. O seu filho, José Antonio da Silva Barbosa, pretendeu legá-la em testamento a um pároco, que a recusou, rogando-le que a deixasse a um primo, Albino Herculano da Silveira Sepúlveda, que assim a herdou.

Em 1989 a quinta foi adquirida à família Sepúlveda pela empresa J. P. Vinhos, S.A., que promoveu uma extensa campanha de conservação e restauro, nomeadamente em termos de telhados e interiores, assim como a instalação de uma adega para a produção de vinho espumante (onde se destaca um lagar com uma antiga prensa de "vara"), a construção de uma cave para envelhecimento do produto e a plantação de vinhas.

A plantação de vinha ocupa 45 dos 90 hectares da propriedade com um compasso de 2,4 x 1,1 e uma densidade de 3.700 plantas das castas Castelão, Fernão Pires, Merlot, Tinta Roriz, Chardonnay, ArintoAlvarinho e Pinot.

O  titular da empresa, comendador José Berardo, impressionado em 2001 com a destruição pelos talibãs das milenares estátuas de Buda na paisagem cultural e ruínas arqueológicas do Vale de Bamiyan, no Afeganistão, concebeu o projecto de criação de um jardim como homenagem à perda daquela herança da humanidade . 
Em consequência, mais tarde, foi inaugurado um espaço de 35 hectares na quinta, com vegetação onde coexistem sobreiros e carvalhos, tendo sido implantado um lago artificial com carpas chinesahttps://commons.wikimedia.org/wiki/File:Buddha_eden_(59).JPGs, rodeado por diversas estátuas  em terracotamármore e granito de Buda e outras divindades orientais, aberto a visitas, inicialmente gratuitas, hoje com um pagamento simbólico.

FONTE:
http://www.visitcentrodeportugal.com.pt/pt/buddha-eden-garden/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Quinta_dos_Loridos

CRÉDITO DAS IMAGENS NA ORDEM EM QUE APARECEM NO POST
http://www.visitcentrodeportugal.com.pt/pt/buddha-eden-garden/
Por Carlos Luis M C da Cruz - Obra do próprio, Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=15999130
Por Carlos Luis M C da Cruz - Obra do próprio, Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=15999158
Por Carlos Luis M C da Cruz - Obra do próprio, Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=15999213
Por Reino Baptista - Obra do próprio, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=34347132
 http://fotos.sapo.pt/omelhorblogdomundo/fotos/?uid=VHALaLZBhLNf1YS071zp#grande
http://www.portugalsemfim.com/culturaelazer/index.php?option=com_restaurante&task=detail&Itemid=30&id=82
http://aproximacurva-maria.blogspot.com.br/2013/08/nos-jardins-buda-eden.html
http://aproximacurva-maria.blogspot.com.br/2013/08/nos-jardins-buda-eden.html
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Buddha_eden_(59).JPG BYCarlos Luiz MC da Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário