Clematis clematis vine |
Clematis multi blue |
Clematis mix |
Clematis Nelly Moser |
Clematis Josephine |
- Nome Científico: Clematis x hybrida
- Nome Popular: Clemátis, clematite
- Família: Ranunculaceae
- Divisão: Angiospermae
- Origem: Europa, Ásia e América do Norte
- Ciclo de Vida: Perene
Porte: De 3 a 4 metros
Origem: Europa, Ásia e América do Norte
Ciclo de Vida: Perene
Flores: Primavera
Suas flores são isoladas ou reunidas em pequenos grupos, mas podem variar muito em forma e tamanho, de acordo com a variedade. Podem ser simples ou dobradas, abertas (planas) ou campanuladas, com pétalas estreitas ou muito largas, nas mais diversas cores e tons em degradê, além de estames longos, como um tufo no centro das flores. A floração estende-se pelos meses quentes.
Presta-se para o plantio ao longo de cercas e muros ou apoiada sobre treliças, árvores e outros suportes. Exige adubações anuais e podas para estimular o adensamento da planta. Sua folhagem bonita e as flores espetaculares e perfumadas garantem o sucesso da Clematis nos projetos paisagísticos. Apesar de delicada no início, após seu estabelecimento (cerca de 1 ano), torna-se mais rústica e resistente às pragas e doenças.
Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Planta delicada e exigente, não tolera secas nem encharcamento. Também não suporta o calor excessivo e aprecia o frio, devendo ser cultivada em clima temperado, subtropical ou tropical de altitude. Multiplica-se por estaquia, mergulhia e alporquia.
Fontes: http://plantasonya.blogspot.com/
wikipedia, http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Clematis_Multi_Blue.jpgm, google images
Clematis vitalba |
O tipo utilizado nesta terapia floral é a Clematis Vitalba (nome popular, traveller's joy: a alegria do viajante). Relaciona-se com o potencial da alma ligado ao idealismo criativo. No estado negativo de Clematis, a personalidade procura tomar a menor parte possível na vida real, recolhendo-se ao seu próprio mundo de rica imaginação. (Livro: Terapia Floral do Dr. Bach de Mechthild Scheffer, ed. Pensamento)
Nenhum comentário:
Postar um comentário