Foto : www.sargacal.com |
Fonte : www.gralon.net |
Fonte : www.france-horizons.com |
Fonte : www.visoflora.com |
Fonte : www.internaute.com |
Fonte : www.espace-jardin.biz |
Fonte : www.francadawalkyria.blogspot.com |
Em meus passeios pela internet em busca de jardins, descobri o Jardim Le Potager onde existem três tipos de jardim, um jardim de legumes, que eu chamaria de horta mas também possui um jardim ornamental e um de águas cheio de carpas. De fato, pela forma como traçaram os canteiros do jardim de legumes,geometricamente bem desenhados escolhendo as hortaliças de acordo com o jogo de cores que desejavam apresentar e por sua forma artisticamente criada podem ser considerados realmente jardins...
Segundo postagem do site : http://divulgarciencia.com/categoria/locais/page/6/ :
"há uma plantação de Primavera com saladas (muitas variedades), rabanetes, lentilhas e outros. No Verão chegam as, cenouras, aipo, pimentas, tomates, cerejas, beterrabas… Tudo perfeitamente ordenado e respeitando um plano de rotatividade.
.
Muitas bordaduras são floridas. No total são necessárias 30.000 plantas de flores e 50.000 legumes na Primavera e 30.000 legumes no Verão, cada ano. No total, 110.000 plantas.
As famílias dos proprietários e das pessoas que trabalham no castelo, consomem todos os legumes que podem. O resto, por alguma razão, provavelmente manter a horta sempre com bom aspecto e equilibrada, não é comercializado. O resultado final é compostado e volta à terra no ano seguinte. "
Segundo eu penso, os proprietários poderiam distribuir com cozinhas de Instituições beneficentes as sobras de seus jardins de legumes. Eu acredito que seria uma atitude mais solidária do que levar tudo pra compostar, mas, em fim ,cada um com seu modo de ser e viver.
Como todo jardim que se preza, Le Potager tem suas estufas também.
No nível superior, rodeado de tílias, um grande lago de 3.000m2 em forma de espelho. Armazena a água necessária à irrigação e a alimentar todas as fontes.
Antes de 1906, o estilo inglês era o estilo adotado nestes jardins, aliás gosto muito mais deste estilo de jardim pela impressão de natureza intocada pelo homem que parecem ter. Os jardins ficaram abandonados por um certo tempo, jardins e castelo, até que o espanhol Joachim Carvallo torna-se o proprietário. Este cientista abandonou a carreira para, junto com a sua mulher Ann Coleman, milionária norte-americana, se dedicar exclusivamente ao castelo e à sua restauração.
O Le Potager merece ser apresentado aqui devido à sua grandiosidade, inspiração, beleza e atenção ao detalhe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário