terça-feira, 22 de novembro de 2011

O CULTO ÀS FONTES


Fonte da imagem : http://bruxapagan.blogspot.com/2010/11/deusa-da-segundo-uma-lenda-dana.html

Desde os primórdios da cultura humana, as fontes têm tido um significado mais profundo do que aquele que se lhes atribui usualmente. Tentando compreender melhor a importância das fontes e da própria água em nossas vidas encontrei neste artigo de Mirella Faur algumas pistas interessantes que agora passo para os leitores.

"Quantas vezes já ouvimos ousamos expressões como "a fonte da juventude ou da sabedoria", "beber a água da vida" ou ainda, "conectar-se com fonte sagrada", mas nem sempre paramos para refletir sobre a origem dessas imagens. Poucos de nós sabem que as fontes, as nascentes ou os oilhos'dágua  eram considerados nas religiões arcaicas como símbolos femininos, representando vórtices energéticos de cura e poder mágico, ou passagens ocultas para os mundos subterrâneos - moradas das Deusas Escuras.

"descer à fronte" (descrição usada nas lendas ou nos contos de fadas) simboliza o acesso ao conhecimento oculto ou aos mistérios do inconsciente. o "mergulho na fonte" representa purificação e renovação, enquanto "beber da fonte" proporciona saúde, juventude, sabedoria ou imortalidade".

{...} para continuar a leitura : http://teiadethea.org//q=node/133







Nenhum comentário:

Postar um comentário