quarta-feira, 13 de junho de 2012

GAZEBO, PERGOLADO OU CARAMANCHÃO ?



Pergolado apoiado em colunas. Fonte da imagem:
             http://virginiaguimaraes.wordpress.com/2011/06/17/decoracao-inspiracao-pergolado-e-caramanchao/

Fonte desta imagem : http://mauoscar.com/2011/07/20/kelleher-rose-garden/

Pequeno caramanchão no Kelleher Rose Gardem
Fonte da imagem deste pequeno caramanchão:
 http://moroemumkinderovo.blogspot.com.br/2010_09_01_archive.html
Fonte da foto :http://moroemumkinderovo.blogspot.com.br/2010_09_01_archive.html
Outro caramanchão
Fonte da foto :http://moroemumkinderovo.blogspot.com.br/2010_09_01_archive.html
     Este pergolado/caramanchão é uma lindeza!

Confesso que sempre me confundi com estas três estruturas: pergolado, caramanchão e gazebo. Então, vamos   ver se conseguimos determinar uma distinção entre estas três estruturas de residências e/ou jardins.

PERGOLADO: Pérgolas são vigas dispostas paralelamente, apoiadas ou ligadas em outras vigas (estas, estruturais), ou muros. A função dessas vigas deixa de ser estrutural e passa a ser a de controle de luz.
CARAMANCHÃO: Nada mais é que um pergolado quando utilizado em um jardim. Sua principal utilidade é servir de estrutura para o crescimento de vegetação (trepadeiras e eras)
Muitos dizem que existem diferenças obrigatórias de materiais, durabilidade e tamanho entre os dois, mas a verdade é que o que realmente os difere são as suas funções!
Mas, claro, isso não impede que tenhamos um pergolado com vegetação trepadeira em sua estrutura. E, mesmo sem vegetação, uma estrutura feita com bambus, com 1 metro de altura, não é um pergolado.
GAZEBO, PERGOLADO E CARAMANCHAO, estão super em alta na decoração, usados principalmente em jardins, dão vida e beleza ao local. São muito confundidos um com o outro, pois são semelhantes na estética.

 PERGOLADO é feito com pérgulas, estruturas com vigamento regular (mesmo espaçamento), construídas como 1 teto vazado, em áreas externas , pode ser madeira, ferro, concreto...

O CARAMANCHAO é semelhante em sua estrutura, mas com plantas.

O GAZEBO é um quiosque pequeno, estilo de pergolado, muito usado em praças e jardins públicos, parece mais um " coreto", em jardins residenciais, fica bem bacana usar tecidos nas laterais
  Gazebo é um lugar no seu jardim onde você pode ter sombra, beleza e descanso, lugar para meditar, refletir ou ler ou fazer o que lhe der na telha.

Estruturas que compõem os pergolados :
PILAR: Pilares são as estruturas VERTICAIS de sustentação, responsáveis por transferir as cargas recebidas à fundação.
COLUNA: Colunas também são pilares, têm a mesma função, mas possuem secção redonda! (então, sempre que vocês virem construções históricas, gregas, romanas… aquilo são colunas! Quando nos referimos às estruturas verticais de uma casa ou um prédio, dizemos pilares, ok?!)
VIGA: Vigas são estruturas HORIZONTAIS que ligam um pilar ao ouro, formando uma espécie de malha, responsáveis por transferir as cargas recebidas aos pilares.
LAJE: Lajes nada mais são do que o chão/teto. Ou seja, a laje é um plano onde as forças são aplicadas, sustentado por vigas que, por sua vez, são apoiadas em pilares.
Depois desta postagem acredito que estou capacitada para fazer as referidas distinções! 
Fontes:

Um comentário:

  1. São decorações que além da beleza,fazem bem para o coração!

    ResponderExcluir